ÚLTIMAS

Fiocruz Amazônia recebe homenagem da Câmara Municipal de Manaus








 A vereadora professora Jacqueline (PHS) concedeu, nesta quinta-feira (25), o diploma de cidadão de Manaus ao pesquisador e chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia do Instituto Leônidas e Maria Deane (Lahpsa/ILMD/Fiocruz Amazônia), Doutor Júlio Cesar Schweickardt.

 O título foi expedido conforme Decreto Legislativo Nº 465/2019, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), e entregue durante Sessão Solene no Plenário Adriano Jorge da CMM, situado na rua Padre Agostinho Caballero Martin, no bairro São Raimundo.

 Além do homenageado, a solenidade de outorga contou com a presença de sua esposa, a Secretária Municipal de Educação, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, de seus filhos João Pedro Cruz e João Vitor Cruz, do Secretário Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria, Rodrigo Guedes Oliveira de Araújo, neste ato representando a Prefeitura de Manaus, a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Cláudia Maria Rios Velasquez, representando o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD-FIOCRUZ AMAZÔNIDA), a senhora Denize Amorim, representando a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e do o senhor Alcino Ferla, representando a Rede Vida.

 Para a vereadora professora Jacqueline, a homenagem é um merecido reconhecimento, promovido pela CMM, pelo excelente trabalho desenvolvido pelo pesquisador no estado do Amazonas, e especificamente na capital.

 “A honraria é uma das mais importantes homenagens feitas pela Casa do Povo a pessoas que de fato contribuem para o avanço do estado e deixam um legado significativo para a sociedade. É uma alegria enorme poder conceder o título de cidadão de Manaus ao doutor Júlio César. Nos sentimos gratos e privilegiados por sua existência e atuação na cidade”, destaca a vereadora.




 Resumo da história de vida do Doutor Schweickardt

 Dos 27 anos que Júlio Cesar Schweickardt vive no Amazonas, 17 foram dedicados ao desenvolvimento pesquisas no campo da saúde do Estado, onde o pesquisador continua coordenando estudos na área de História da Saúde e das Ciências, Antropologia da Saúde, Políticas Públicas de Saúde e Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, orientando inúmeras dissertações e teses, além de ser autor de diversos livros e artigos científicos.

 Júlio Cesar Schweickardt é doutor em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia e em Ciências Sociais pela Ufam e foi coordenador nacional da Associação Brasileira Rede Unida (2016-2018) e atualmente membro da coordenação nacional da entidade. Coordena a Série Saúde e Amazônia da Editora Rede Unida, com 8 livros publicados.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vereadora Professora Jacqueline
Foto: Aguilar Abecassis

Nenhum comentário