ÚLTIMAS

Wilson Lima discute futuras parcerias com embaixador da Colômbia no Brasil





Economia, segurança, cultura e imigração foram os assuntos discutidos na reunião nesta terça-feira (30/07), em Brasília




 Reforçar as ações na região de fronteira e combater o tráfico internacional de drogas estão entre as prioridades na relação Brasil e Colômbia, e foram alguns dos assuntos discutidos pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e o embaixador da Colômbia no Brasil, Darío Alonso Montoya Mejía, em Brasília, nesta terça-feira (30/07).

 “Queremos estreitar a relação e entendemos que precisamos unificar as forças para combater o tráfico internacional de drogas e outros ilícitos que ocorrem na região de fronteira”, disse o governador Wilson Lima.

 Wilson Lima e o embaixador concordaram em tentar promover um encontro do presidente Jair Bolsonaro com o presidente colombiano, Iván Duque, na fronteira do Amazonas com a Colômbia, onde ficam as cidades de Tabatinga, no estado brasileiro, e Letícia, no Amazonas Colombiano.

 “Será um grande encontro e muito importante para os dois países”, disse o embaixador, que gravou um vídeo com o governador Wilson Lima para levar até o presidente colombiano.

 Relações comerciais – O governador também tratou de assuntos econômicos com o embaixador. A Colômbia foi o terceiro país que mais importou motocicletas do Polo Industrial de Manaus nos seis primeiros meses deste ano, segundo o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

 “A Colômbia consome as motocicletas produzidas no Polo Industrial, assim como outros produtos, e temos que estreitar essa relação comercial. Existem empresários colombianos interessados em investir no Amazonas, assim como amazonenses já investindo na Colômbia. É uma relação que tende a crescer”, afirmou Wilson Lima.

 Eles ainda trataram de ações culturais, diante do interesse da Colômbia em realizar atividades no Amazonas, e conversaram sobre a imigração de venezuelanos para os dois países. Assim como Manaus, cidades colombianas recebem imigrantes venezuelanos que fogem da crise no país vizinho.

 A reunião entre o governador Wilson Lima e o embaixador Darío Alonso Mejía aconteceu na sede da Secretaria de Representação do Estado do Amazonas em Brasília (Serins), e contou com a presença do titular da pasta, Adriano Mendonça, e do diretor-presidente da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Jorge Barroso.



Fonte: SECOM
Foto: Diego Peres

Nenhum comentário