ÚLTIMAS

“Ibama, Cetas e Cigs não tem condições para receber os mais de 200 animais do Zoológico do Tropical” disse Joana Darc (PL)


A Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção aos animais da Aleam apresentou alternativa para que o zoológico consiga manter os animais onde estão, de maneira responsável e com o suporte necessário





 No primeiro dia de Sessão em Plenário realizada nesta quinta-feira (1), após recesso parlamentar, deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas discutiram a situação dos 230 animais do Zoológico do Tropical Hotel. Durante pronunciamento em tribuna, a  Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama), Deputada Estadual Joana Darc (PL), disse que é preciso pensar com responsabilidade sobre as medidas a serem tomadas com relação aos animais que ficam no espaço, tendo em vista que não se tratam de animais domésticos e sim de animais silvestres.

 “É importante ressaltar que estamos falando de animais silvestres, e estes animais tem todo um procedimento de manejo que precisa ser respeitado, pois tem toda uma questão de adaptação desse animal. E também precisamos reforçar aqui que Ibama, Cetas, Dema e zoológico do Cigs não tem condições para receber os mais de 200 animais do Zoológico do Tropical. São muitos animais e cada um com suas especificidades que precisam ser respeitadas, por isso precisamos pensar de maneira responsável quando se trata do destino deles”, reforçou a parlamentar.

 A presidente da Caama explicou ainda que no dia 18 de julho, durante uma visita técnica realizada no zoológico,  foi constatado pela comissão e órgãos que acompanharam a fiscalização como Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), e Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), que os animais estão sendo bem tratados e cuidados da melhor maneira, dentro da medida do possível, pelos responsáveis técnicos do local. A parlamentar reforçou que no mesmo dia foi realizada uma reunião com os representes dos órgão para discutir possíveis alternativas para que os animais permaneçam em estabilidade e segurança.

 “Estamos agindo de forma preventiva para garantir que os animais permaneçam com o bem-estar garantido, com alimentação adequada e bem cuidados. Por isso discutimos a possibilidade de reabrir o local para visitação do público, com o objetivo de arrecadar fundos para que os responsáveis possam manter os animais em segurança e com qualidade de vida, com apoio de ONGs e voluntários. E como Comissão de meio ambiente estamos abertos a outras sugestões e também ideias para possamos ajudar ainda mais os animais que estão no Tropical”, informou a deputada.

 De acordo com a Parlamentar, a Comissão continua em tratativas com os órgãos responsáveis, especialistas e organizações não governamentais, e mantendo diálogo diário com o responsável técnico pelo zoológico para garantir a destinação segura, com baixo impacto ambiental e que garanta o bem-estar dos animais.



Fonte: Assessoria de Impensa da Dep. Joana D’arc
Foto: Fábio Romão

Nenhum comentário