ÚLTIMAS

SSP-AM inicia projeto de qualificação de Guardas Municipais em Coari com apoio da prefeitura


No período de 23 de setembro a 3 de outubro de 2019, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) vai realizar a capacitação e aperfeiçoamento de 80 guardas civis municipais de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). O município é o primeiro a iniciar o projeto de qualificação determinado pelo secretário de Segurança, Coronel Louismar Bonates com apoio do prefeito de Coari Adail Filho.


O curso será desenvolvido pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp). “Esta parceria é de grande valor para o sistema de segurança pública, pois trata-se de uma política de fortalecimento das guardas municipais para padronizar, capacitar bem os recursos humanos e implementar a tão buscada integração. Se nós tivermos boas guardas nos municípios, com certeza, a segurança pública vai melhorar muito, e quem ganha é a população”, enfatizou o diretor-geral do Iesp, coronel Audo Albuquerque.

O curso possui carga horária de 104 horas-aula, distribuídas nas disciplinas teórico-conceituais e práticas. As aulas serão ministradas por instrutores do Iesp, das Policias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. As disciplinas ofertadas possuem como objetivo a capacitação e aperfeiçoamento destes agentes de segurança pública, visando a melhoria da eficiência e eficácia dos serviços prestados no âmbito da segurança pública do município.

Dentre os temas recorrentes durante a realização do curso destacam-se os Fundamentos e Procedimentos da Guarda Municipal; Legislação de Trânsito; Direito Ambiental; Direitos Humanos; Fundamento de Gestão Integrada e Mobilização Comunitária; Noções de Criminalística: Preservação e Valorização da Prova; Resgate em Ambiente de Selva; Uso Diferenciado da Força; Procedimentos Operacionais; Armas Menos Letais; Controle de Distúrbios Civis; Defesa Pessoal; Gerenciamento Integrado de Crises e Desastres.

A ação dá prosseguimento à agenda de parcerias da SSP-AM com os municípios do Amazonas como parte da sua política de fomento à gestão moderna e eficaz de ensino de segurança pública, para atender às diretrizes do Governo do Estado às demandas dos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas.


Nenhum comentário