ÚLTIMAS

Alunas da rede estadual participam do encontro nacional “Mind the Gap Brasil 2019”, promovido pelo Google




Encontro em Minas Gerais busca incentivar o público feminino a buscar mais informação e formação nas áreas de Engenharia, Matemática, Ciência e Tecnologia

Quatro alunas do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Engenheiro Professor Sérgio Alfredo Pessoa, na zona leste de Manaus, foram convidadas pelo Google para participar encontro nacional “Mind the Gap Brasil 2019”. O evento acontece de 31 de outubro a 1º de novembro, em Belo Horizonte (MG). O convite foi feito em reconhecimento ao desempenho acadêmico da instituição e tem como objetivo premiar as estudantes do Ensino Médio que apresentam interesse em seguir carreira em Tecnologia e, especialmente, Engenharia.

As alunas selecionadas pela iniciativa foram: Leandra Emelly dos Santos, Bianca Fantini Brasil, Gabriely Rodrigues e Stefany Felix. O Google desenvolveu o projeto “Mind the Gap” – “Cuidado com o Vão”, em tradução livre – como forma de incentivar o público feminino a buscar mais informação e formação nas áreas de Engenharia, Matemática, Ciência e Tecnologia.

De acordo com a gestora da unidade de ensino, Amariles dos Santos, o Ceti Professor Sérgio Alfredo Pessoa tem se destacado com projetos de inovação e tecnologia. Em junho deste ano, por exemplo, a escola de tempo integral participou do programa nacional “Startup in School”, parceria entre o Ideias de Futuro e o Google.

“Nós fomos a única escola da Região Norte a receber o ‘Startup in School’, que busca fomentar a inovação educacional. Durante o curso de empreendedorismo tecnológico, foi realizado workshops e oficinas, dentre outras atividades. Com isso, percebemos que tanto o ‘Startup’ quanto o ‘Mind the Gap Brasil 2019’ são atividades que impulsionam os alunos a manterem o foco nos estudos, desenvolvendo-se cada vez mais”, disse Amariles.

Para a estudante Leandra Emelly, de 17 anos, a participação no evento do Google será uma experiência única. “Estou muito feliz pela oportunidade. Tenho como objetivo levar e trazer conhecimento para as pessoas a minha volta”, afirma Leandra.

Os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação das estudantes, durante o encontro, serão custeados pelo Google. Durante o programa, estão previstas palestras, discussões sobre carreiras em Tecnologia, oficinas e atividades práticas.

Stephanie Félix, também indicada para representar a instituição em Minas Gerais, relata que deseja seguir carreira profissionalmente como engenheira. “Estou muito ansiosa para o evento. Espero adquirir muito conhecimento sobre as áreas da engenharia e tecnologia, visto que, são áreas muito apreciadas no século XXI”, conta.

Outros projetos – O programa Startup In School, realizado pela consultoria de empreendedorismo Ideias de Futuro em parceria com o Google, saiu de São Paulo e foi até Manaus. Com o objetivo de fomentar a inovação educacional, durante o curso de empreendedorismo tecnológico foram realizados workshops e oficinas, dentre outras atividades.

Na ocasião, os alunos foram divididos em dez equipes, e 57 alunos da unidade de ensino tiveram dois dias – 12 e 13 de junho de 2019 – para idealizar um aplicativo que solucionasse problemas e desafios do dia a dia na capital amazonense. O grande vencedor do programa foi o aplicativo “Animalife”, que tem como intuito mapear animais abandonados na cidade. O grupo campeão se prepara para, em outubro, representar a região Norte em um Day Camp de aceleração, no Google Campus, em São Paulo.

FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

Nenhum comentário