ÚLTIMAS

Gameterapia auxilia na reabilitação de crianças em Manaus



O uso de videogames e jogos em sessões de fisioterapia tem sido cada vez mais comum em clínicas em todo o Brasil, como solução para tornar a reabilitação de pacientes, em especial crianças, mais dinâmica e lúdica. Conhecida como gameterapia, a técnica foi desenvolvida no Canadá e ganhou milhares de adeptos no mundo.


Em Manaus, a Clínica de Fisioterapia Sensório Motora utiliza a técnica, que, além de incentivar a atividade física, facilita a aderência de crianças em tratamentos fisioterapêuticos.


Os jogos,  utilizados no videogame Nintendo Wii e a Wii Balance Board (plataforma no chão),  requerem movimentos corporais controlados, que são acompanhados em desafios exibidos na televisão. Entre as atividades estão exercícios aeróbicos, Yoga, exercícios de força, atividades esportivas como boliche, golfe, entre outros.

Para o fisioterapeuta  Victor Aquino, a gameterapia é um recurso para auxiliar os tratamentos. “Esses jogos interativos aliam força muscular, equilíbrio, concentração e controle postural, e por isso ajudam no desenvolvimento da coordenação motora global e  postural, só que de uma forma diferente: mais lúdica, o que acaba sendo mais prazeroso para a criança. Até a quantidade de faltas nos tratamentos diminuiu”, afirmou.

Mas não é apenas em crianças que a técnica vem sendo utilizada. A gameterapia também tem bons resultados em adultos jovens e idosos.  “A gameterapia completa a terapia convencional já utilizada na Clínica e exige inúmeras habilidades, criando novas capacidades, desenvolvendo postura, estabilizando musculatura, treinando o equilíbrio, entre outras habilidades e benefícios”, explicou Aquino.

A Clínica Sensório Motora fica localizada na Rua Madre Joana Angélica, 50, Dom Pedro. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 98454-4094.

Nenhum comentário