ÚLTIMAS

Idam incentiva diversificação de frutas e produção de hortaliças em Santo Antônio do Içá




Cerca de 60 famílias rurais estão sendo beneficiadas em Santo Antônio do Içá com projetos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) para produção de mudas na área de fruticultura e implantação de estruturas para o cultivo de hortaliças. As ações são desenvolvidas em parceria com a prefeitura do município, coordenadores locais do Projeto Solimões Sustentável e Associação de Agricultores Familiares (Agrifam).

Nesta primeira etapa, as famílias foram capacitadas e produziram um total de 5,3 mil mudas de goiaba, graviola e açaí. O objetivo é ofertar mudas melhoradas e diversificadas para aumentar a produção e produtividade dessas culturas na região. Na produção de hortaliças, os agricultores familiares serão beneficiados com estruturas de casas de vegetação que visam garantir a produção de hortaliças o ano todo.



De acordo com a gerente do Idam em Santo Antônio do Içá, Gilciane Plácido, a próxima etapa será a entrega das mudas para início dos plantios. “A previsão de entrega é para fevereiro de 2020. No momento, já estamos verificando a viabilidade para novas aquisições de sementes de cupuaçu e acerola. Queremos continuar utilizando a estrutura do viveiro de mudas, implantado na área externa da unidade local do Idam, para que possamos atender as demandas de agricultores familiares de forma individual”, disse Gilciane.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Produção Rural (Sepror/Idam - Manaquiri), Selmo da Costa, que esteve no município para realizar treinamento sobre fruticultura e horticultura, existe uma grande demanda desses alimentos na região. “Durante o período que estive no município, verifiquei a necessidade de se investir nessas culturas. Por isso, o foco foi capacitar os agricultores familiares e produtores rurais sobre como utilizar um material genético de qualidade na produção de mudas e também explicar a importância do manejo adequado das mudas no viveiro”, destacou o engenheiro agrônomo.

Parceria - Para que o desenvolvimento do projeto seja executado de forma segura, o Idam está à frente na mobilização do público e realização de metodologias e capacitações. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), contribuiu na construção do viveiro, compra de material para implantação de casas de vegetação e aquisição de sementes.

Pelo Projeto Solimões Sustentável, a contrapartida foi na aquisição de insumos e apoio técnico da equipe do projeto, assim como a unidade local do Idam. A Agrifam contribuiu com a confecção das sementeiras e participação nas atividades práticas.

“Esse trabalho em parceria é importante para que possamos atender um número maior de famílias. As ações irão contribuir com o melhoramento na produção de mudas saudáveis, incentivar o aumento de frutíferas de melhor genética e, consequentemente, aumentar a produção. Assim como, o incentivo à produção de hortaliças em sistemas de cultivo que visam garantir a oferta de alimentos nos períodos de inverno e verão”, ressaltou Gilciane.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/IDAM

Nenhum comentário