ÚLTIMAS

Professor da UEA publica artigo científico sobre regresso do HIV-Tipo 1



Trabalho do docente do Centro de Estudos Superiores em Parintins (Cesp/UEA) destaca a inibição do vírus em 99%

Intitulado “Atividade antiviral de extratos de Plocamium brasiliense e Plocamium cartilagineum na replicação in vitro do vírus da imunodeficiência humana tipo 1”, o artigo do professor doutor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Rainiomar Raimundo Fonseca, obteve destaque na publicação internacional Archives in Biomedical Engineering & Biotechnology (ABEB). O artigo explica que foi identificada uma substância química capaz de retardar a replicação viral do vírus HIV-Tipo 1 em 99% no organismo.

“A minha pesquisa é um pontapé inicial frente a essa problemática que a humanidade enfrenta, que é o vírus do HIV-Tipo 1. Espero que outros pesquisadores da área biológica possam se interessar e avançar em estudos adicionais sobre o mecanismo de ação que este agente está provocando frente ao vírus do HIV", disse o professor Rainiomar.

Ainda no mês de outubro, outro artigo, intitulado “Efeitos inibitórios dos extratos lipofílicos e de um meroditerpeno isolado de alga marrom em plantas daninhas de pastagem na região amazônica oriental” foi aprovado e será publicado na revista da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas. O artigo propõe a isolação de uma alga marinha para abstrair uma substância de atividade halelopática capaz de neutralizar a ação de plantas invasoras em atividades pecuárias.

“Os defensivos usados pelos pecuaristas causam prejuízos enormes na Amazônia. O que propomos no trabalho é que, por meio da Biotecnologia, possamos chegar a um biodefensivo natural que, além de combater essas pragas, não vai agredir o solo e o meio ambiente, tendo uma eficácia igual à dos defensivos atuais”, explicou Rainiomar.

O docente ministra aulas no curso de Licenciatura em Química no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA). É oriundo da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde obteve doutorado em Química e trabalhou no laboratório de produtos naturais de algas marinhas. Possui diversos artigos publicados na linha de produtos naturais com atividades biológicas e agronômicas de biodefensivos.

Sobre o ABEB – O Archives in Biomedical Engineering & Biotechnology (ABEB) é o principal periódico de acesso aberto destinado a publicar desenvolvimentos recentes no campo da engenharia biomédica e biotecnologia. A publicação divulga novos conceitos em tecnologia e metodologia de relevância para as ciências biológicas, biomédicas, agrícolas e ambientais, bem como aborda também os aspectos éticos e comerciais nas pesquisas.

A revista se concentra em ciências biomédicas, biotecnologia, nanobiotecnologia, biotermodinâmica, ciência de polímeros, avaliação de biomateriais e suas aplicações, materiais utilizados na pesquisa biomédica e suas limitações, engenharia celular. É um periódico publicado mensalmente que aceita todos os tipos de artigos, como Editorial, Pesquisa, Revisão, Relato de caso.

FOTO: Arquivo Pessoal

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Cristina Magda Góes (99998-4230), Jacqueline Nascimento Costa (98262-5108) e Gerson Freitas (98181-1898).

Nenhum comentário