ÚLTIMAS

Terceira edição do Congresso de Saúde LGBT tem como foco principal profissionais da saúde



Com o tema “Capacitação dos Profissionais de Saúde sobre a Política Nacional de Saúde LGBT”, será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizado na avenida Carvalho Leal, 1.777, Cachoeirinha, o III Congresso de Saúde LGBT. O evento é promovido pela Secretária de Estado de Saúde (Susam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apoio da Secretária Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e outras instituições.

Durante os três dias, serão realizados minicursos, mesas-redondas e atividades que visam a capacitação do profissional de saúde, desde o atendimento até acolhimento e identificação de especificidades.

O evento terá como convidado o coordenador estadual de Atenção Integral à Saúde da população LGBT do estado de Pernambuco, Luiz Valério Soares da Cunha Júnior, que ministrará o minicurso de Políticas de Saúde LGBT. O professor e psiquiatra, Saulo Ciasca, ministrará o Curso de Extensão sobre o Processo Transexualizador do SUS e Especificidades de Saúde da População LGBT.

Em parceria com a UEA, por meio do programa Telessaúde Amazonas, o congresso será transmitido para os 62 municípios do estado e cinco comunidades indígenas.

Comitê Técnico – No primeiro dia de congresso também será lançado o Comitê Técnico Interinstitucional de Saúde LGBT, uma parceria entre Susam, Semsa-Manaus e UEA, para tratar sobre as políticas de atenção a esse público.

“É uma conquista a criação dessa coordenação especifica, que irá trabalhar a saúde LGBT, pois antes a política era trabalhada dentro de uma coordenação de políticas de equidade, que era uma coordenação mais ampla”.

Inscrições – As inscrições serão realizadas durante o evento. Para se inscrever, o participante deverá doar 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado à Casa Miga (Casa de Acolhimento LGBT).

FOTO: Divulgação/Susam

Nenhum comentário