HAPVIDA

ÚLTIMAS

Renovação do CRP da Amazonprev garante acesso do Estado do Amazonas a empréstimos e repasses da União






 O Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), conferido à Fundação Amazonprev no último final de semana, torno o Estado do Amazonas apto a contrair empréstimos e repasses da União. O documento, que teve sua validade prorrogada por mais seis meses, é emitido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social, do Governo Federal.

  A certificação atesta que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados. O título é emitido semestralmente, e o Amazonas é um dos poucos Estados que nunca teve impedimentos para a concessão do certificado.

  “A emissão do CRP é tão importante que, sem ele, o Estado fica impossibilitado de receber transferências voluntárias de recursos federais, bem como empréstimos e financiamentos”, observa o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

  Conforme o gestor, o CRP é uma comprovação de que o estado cumpre todas as normas federais relacionadas à gestão de um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), e também de que mantém os recursos provenientes dos recolhimentos dos servidores em constante investimento, para que na hora da aposentadoria esses valores assegurem a cobertura previdenciária desse trabalhador.

  “É como se fosse uma poupança que o segurado garante para o seu futuro”, pontua Zogahib.

  Na análise da Secretaria de Políticas de Previdência Social são listados pelo menos 36 itens para que um estado esteja habilitado a receber o CRP. Um desses requisitos é o acesso ao segurado às informações do portal da transparência para o acompanhamento regular das finanças da instituição.


Fonte:  AMAZONPREV
Foto: Divulgação

Nenhum comentário