HAPVIDA

ÚLTIMAS

SUSAM ORGANIZA CRONOGRAMA DE TRANSIÇÃO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ENFERMEIROS

Em cumprimento a liminar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) iniciou nessa terça-feira (11/02) o processo de substituição do Instituto dos Enfermeiros Intensivistas do Amazonas (Ieti) pela empresa Manaós Serviços de Saúde Ltda. nas unidades da rede estadual.

Para que a mudança não interfira no atendimento, foi montado um cronograma de transição da substituição que acontecerá até o fim de março, de maneira gradual, por grupos de unidades de saúde. Com isso, a a secretaria quer acompanhar o processo de mudança, para que a substituição não interfira na qualidade dos serviços.

A substituição envolve 98 enfermeiros intensivistas do Ieti em 14 unidades de saúde da capital. Eles estão sendo substituídos por profissionais da Manaós, vencedora do pregão 1.015/2018. A medida é em atendimento à liminar expedida em janeiro, pelo desembargador do TJ-AM, João de Jesus Abdala Simões,  nos termos do Mandado de Segurança nº 4005715-06.2019.8.04.0000.

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, destacou que, por ser o Ieti uma empresa que atuava há bastante tempo nas unidades da rede estadual e já tinha um processo consolidado de trabalho, todos os cuidados estão sendo tomados na substituição. Os enfermeiros atuam em Unidades de Terapia Intensiva, o que torna ainda mais delicada a substituição.

“Eles (Ieti) já têm um processo de trabalho consolidado, mas temos aí uma medida judicial que nos obriga a cumprir a troca. Por isso, decidimos fazer de forma gradual e planejada para que as gerências das áreas específicas da Susam acompanhem e monitorem essa transição em cada unidade”, observou o secretário, que esteve na manhã dessa terça-feira no Instituto da Criança do Amazonas (Icam), acompanhando o início do processo.

Além do Icam, nessa terça-feira, houve substituição também no Hospital Infantil Dr. Fajardo, e na Central de Transplante (Captação de Órgãos e Tecidos), conforme o cronograma.

“O primeiro dia está sendo tranquilo. Conseguimos fazer a troca de plantão entre as duas empresas, de manhã, no Icam, com organização e sem sobressaltos”, afirma a chefe do Departamento de Ações de Saúde Especializada da Secretaria Capital (SEA-Capital), Nayara Maksoud.

No dia 18 de fevereiro será a vez dos Prontos-Socorros da Criança das Zonas Leste, Oeste e Sul, além da maternidade Azilda Marreiro. Em 27 de fevereiro, serão as maternidades Nazira Daou e Ana Braga. Em 3 de março,  as maternidades Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu; em 10 de março será no Platão Araújo; em 17 de março, no HPS João Lucio;  em 24 de março, no HPS 28 de Agosto e 31 de março no Hospital Francisca Mendes.

https://www.portalmarcossantos.com.br/2020/02/12/susam-organiza-cronograma-de-transicao-para-substituicao-de-enfermeiros/

Nenhum comentário