ÚLTIMAS

Covid-19: Cema emite recomendações para entrega de medicamentos a pacientes crônicos

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) orienta os usuários portadores de doenças crônicas que recebem medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) a ficarem em casa e enviarem representantes para retirar os medicamentos nas farmácias do programa. A medida visa a proteção do público que recebe medicamentos de alto custo fornecido pelo Governo do Estado, por meio da Central.

A medida foi anunciada após o decreto governamental de situação de emergência na saúde pública, em razão da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). São atendidos pelo Ceaf hipertensos, cardiopatas, diabéticos, asmáticos, e os imunossuprimidos, como pessoas transplantadas, pacientes em tratamento com imunossupressores e os idosos, que são especialmente vulneráveis à infecção pelo Covid-19.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, o Ceaf atende cerca de 10 mil usuários no estado, que vão à Cema ou às farmácias descentralizadas receber medicamentos.

“Essas pessoas não precisam ir à Cema ou às outras farmácias nesse momento, porque lá, diariamente, são atendidas cerca de 500 pessoas, que também vão receber medicamentos. Portanto, a recomendação é de que pacientes com doenças crônicas fiquem em casa e mandem alguém da família buscar a medicação”.

O coordenador da Cema, Rafael Poloni, destaca que o atendimento continua normalmente para os usuários que recebem medicamentos e produtos para a saúde na Cema. “A gente continua o atendimento normalmente dos pacientes, mas pedimos a consideração. Aos pacientes mais debilitados a gente pede para ficarem em casa e mandarem seus representantes pegar o medicamento na Cema para evitar qualquer forma de contaminação”, recomenda.

*Formulário –* A Cema orienta que seja usado o formulário de declaração autorizadora, que é disponibilizado nas cinco unidades de Farmácia do Ceaf para ocasiões em que o usuário recebe a medicação por meio de um representante. O documento deve ser preenchido pelo paciente. De posse do formulário devidamente respondido e com o documento de identidade, o representante poderá retirar todos os medicamentos normalmente nas farmácias do Ceaf.

*Endereços –* O Ceaf tem unidades localizadas nos seguintes endereços:

 • Cema, na rua Duque de Caxias, 1.998, Praça 14

• Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, s/nº, Compensa II

• Caimi Paulo Lima, na avenida Des. Felismino Soares, 115, Colônia Oliveira Machado

• Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), na avenida Codajás, 24, Cachoeirinha

• Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada


Nenhum comentário