ÚLTIMAS

China coloca câmeras na porta (e dentro) de casas para conter COVID-19


Não é segredo que China está usando mecanismos de vigilância para conter o avanço da COVID-19 no país. Contudo, uma reportagem da CNN mostra que o governo está disposto a ampliar esta vigilância ainda mais, colocando câmeras nas portas das casas dos cidadãos. Por vezes, até dentro da residência. 
A reportagem conta histórias de pessoas que voltaram de viagens em regiões de risco e do exterior para a China, as quais deram de cara com câmeras em frente à porta de seus apartamentos. 
Depois foram avisadas por funcionários públicos do sistema de saúde que suas quarentenas impostas, de ao menos duas semanas de duração, seriam monitoradas. Desde fevereiro, o país está adotando medidas do tipo em várias regiões. 
Pela rede social Weibo, a mais famosa no país, vários cidadãos se mostraram indignados com o nível de vigilância. A reportagem conta a história de um estrangeiro que voltou para sua casa em Pequim e descobriu a câmera apontada para a sua porta no corredor do prédio. “É uma quebra incrível de privacidade. Parece que é uma captura massiva de dados. Eu não sei nem o quanto isso é legal”, comentou. 
Outro rapaz, de pseudônimo Zhou, disse à CNN que funcionários públicos colocaram uma câmera até dentro de seu apartamento. “Eles disseram que poderia ser vandalizada [se estivesse do lado de fora]”, aponta o cidadão. Mesmo depois que ele protestou contra a ação, a câmera foi mantida.

Nenhum comentário