ÚLTIMAS

Dep. João Luiz defende o uso da bicicleta como modal de transporte no Amazonas pós-pandemia



Na manhã desta quinta-feira (21), durante sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) defendeu a bicicleta como modal de transporte essencial no Amazonas pós-pandemia da Covid-19. Na data de hoje, o parlamentar protocolizou indicação ao Governo do Estado e à Prefeitura de Manaus, na qual propõe a inclusão de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em projetos de infraestrutura a serem executados em Manaus e no interior do Estado.

De acordo com o parlamentar, a exemplo de países da Europa que apostam na bicicleta para evitar aglomerações nos transportes públicos pós-quarentena, o Amazonas também deve investir em ações, programas e projetos que incentivem o uso da bicicleta como meio de transporte na capital e no interior do Estado.

“No mundo afora, a bicicleta tornou-se tendência no retorno à normalidade pós-pandemia como meio de transporte sustentável e por permitir o distanciamento social. O incentivo ao uso do modal vai evitar aglomerações nos transportes públicos e garantir a segurança da saúde pública”, afirmou João Luiz.

Para justificar a solicitação aos executivos municipal e estadual, João Luiz citou, ainda, uma pesquisa nacional, a qual aponta Manaus como a pior cidade do Brasil para pedalar.

“Não podemos ficar à margem dessa colocação. Temos de criar políticas públicas para mudar esse cenário, como parlamentar, defendo o incentivo da bicicleta como modal de transporte pelos inúmeros benefícios, confirmados cientificamente, à saúde, à sustentabilidade, ao transporte público, ao trânsito e, agora, como tendência e aposta para evitar uma nova onda da Covid-19”, ressaltou o parlamentar, ao acrescentar que já passou da hora de o Estado contemplar o uso das bicicletas nas obras de infraestrutura.

O Republicano afirmou, ainda, que questionou a Prefeitura de Manaus quanto à ausência de bicicletários nos novos terminais de ônibus da cidade. “Os terminais de ônibus de Manaus serão reformados, mas infelizmente os novos projetos não incluem a implantação de bicicletários, o que seria essencial para a população. Uma vez que o usuário do transporte público poderia se deslocar de bicicleta até o terminal, onde a deixaria estacionada em local seguro e, de lá, seguiria no transporte público ao destino final. Questionei a Prefeitura sobre isso e sugeri que os projetos fossem revistos”, ressaltou João Luiz.


Planos de governos

João Luiz afirmou, ainda, que os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus devem contemplar a bicicleta como modal de transporte nos planos de governo. “Vou acompanhar e analisar os planos de governo e cobrar projetos que contemplem a bicicleta como meio de transporte. Temos de cobrar melhorias para a nossa cidade e a implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas está muito além do lazer, contribui para uma vida saudável, para um trânsito mais seguro e menos congestionado e para a preservação do meio ambiente”, concluiu o parlamentar.


Texto: Jeane Glay
Fotos: Mauro Smith

Nenhum comentário