ÚLTIMAS

Cães visitam idosos para diminuir solidão durante isolamento em asilo de Pouso Alegre, MG


Projeto com três animais quer ajudar na rotina dos idosos durante a pandemia.


Um projeto no asilo de Pouso Alegre (MG) realiza visitas de três cães aos idosos residentes no local. A ideia é diminuir a solidão em tempos de isolamento social, já que as visitas foram suspensas por conta da pandemia de coronavírus.
O “Cão Amigo” tem três participantes – Theo, Jack e Cacau. Os animais são de funcionários do asilo, que abriga 70 idosos.
"O projeto já tinha iniciado, ia ser com a ONG que iria disponibilizar os animais para fazer a terapia com os idosos. Com a pandemia, nós tivemos o problema de não conseguir trazer o cão. E nós conseguimos com alguns funcionários que trouxessem seus animais, para uma tarde de interação com os idosos", disse o presidente da associação de caridade, Ernani Barbosa Vilela.

Na primeira visita, que aconteceu esta semana, os idosos brincaram com os animais e receberam carinho. Como são parte do grupo de risco da Covid-19, eles tiveram as visitas suspensas no mês de março.
As novas visitas já estão em planejamento. Além do trabalho com os cães, o asilo investiu em chamadas de vídeo com familiares para matar a saudade.
"Com a proibição das visitas, a gente estava com receio de não perder o idoso por Covid e perder por depressão. Então essa ação foi pra minimizar um pouco esse problema do afastamento, do isolamento social porque é muito difícil pro idoso não receber um sorriso de ninguém, porque está todo mundo com máscara. Então o cão deu uma alegria muito grande para os idosos".

Nenhum comentário