A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual Álvaro Campelo (PV), promoveu na tarde da última sexta-feira (10), o 1° Arraial Inclusivo no Parque Cidade da Criança, localizado no Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

O evento aberto ao público recebeu mais de 200 pessoas e contou com uma programação repleta de brincadeiras, show musical, além de concursos e uma quadrilha inclusiva.

Segundo o deputado Álvaro Campelo, o evento tem como objetivo integrar Pessoas com Deficiência (PCDs) e seus familiares.

“Além da efetivação dos direitos e garantias contempladas em Lei, nosso desafio também é combater o preconceito e discriminação que infelizmente ainda estão presentes em nosso dia a dia. E a realização do 1° Arraial Inclusivo da nossa Frente Parlamentar, vem no sentido de aproximar a sociedade dessa realidade e, assim promover a inclusão todos os dias para as pessoas com deficiência”, pontuou o deputado.

Dona Anne Prata levou a filha Laura que faz o uso de uma cadeira de rodas para ter a oportunidade de participar do seu primeiro arraial.

“Esse evento trás pra gente a oportunidade de colocar nossa filha num contexto social que ela precisa estar inserida. Hoje a gente não encontra um arraial para ela. A gente viu que foi tudo pensado para eles por isso a gente está muito feliz”, destacou.

O objetivo da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) é tornar a ação em um evento institucional e assim, proporcionar o arraial todos os anos no Parque Cidade da Criança para dar espaço aos PCDs.

“É lindo a gente pensar que um PCD tem todo direito de se divertir assim como qualquer outra criança. Eu acredito que esses eventos incentivam muito os pcds e eu agradeço só deputado Álvaro Campelo por essa ação”, disse Fabiana Nascimento, mãe de um jovem com Aspecto Autista e Representante do Instituto Borboletas Azuis que para garantir fundos a iniciativa montou um banca de guloseimas.

Pessoas com deficiência no Amazonas

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, cerca de 24% da população do país. O Amazonas tem 22,6% dos seus 3.483.985 habitantes com algum tipo de deficiência. O estado ocupa o 16º lugar no ranking nacional, estando abaixo de Estados da Região Norte como Amapá (12º) e Pará (13º), com 23,7% e 23,6%, respectivamente.

Foto:divulgação