TCE

Nesta quinta-feira (02), a quadra de samba da Vitória Régia localizada na Rua Morada do Samba, S/N, recebe o evento: Dia Nacional do Samba Solidário, que este ano irá contar com as seguintes atrações Márcio Melo; Grupo Calçada. Além de muita música ao vivo a mega-produçÃo irá ter apresentações de diversas escolas de samba da capital Amazonense.

Além de muito entretenimento e diversão a produção vai ter a participaçÃo da ilustríssima Escola da Musa de Samba de ouro 2021. Todos os manauaras que se interessarem em participar poderão  comprar o ingresso pista por apenas R$ 10,00 e o camarote por R$ 30,00

 

Realização : AD1000 EVENTOS

J. Ademir

HISTORIA

Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro e o Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do nosso país. O Carnaval é a festividade onde o samba se popularizou virando o ritmo oficial da festa, principalmente com os desfiles das escolas de samba.

O samba é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional, porém, tradicionalmente, o ritmo tornou-se “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia. Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título.

ORIGEM DO DIA DO SAMBA

O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial e foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964.

Na Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação, o projeto declara que as comemorações da data nesse ano homenageariam Ary Barroso, compositor brasileiro, autor de “Aquarela do Brasil”, entre outras canções.

É possivelmente por esse motivo que se passou a divulgar a ideia de que a data seria uma homenagem ao sambista.

Assim, embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente.

Vale lembrar que existem variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o samba Rock, o samba enredo, o samba pagode, o samba carnavalesco, o samba de gafieira e etc.

No Rio de Janeiro comemora-se também o dia do pagode, em 18 de maio, instituído pela Lei nº 2045 de 18 de dezembro de 1992.