TCE
Mais de 1,2 milhão de sacolas
plásticas foram retiradas do meio ambiente e deixaram de circular em Manaus em
duas semanas de implantação do projeto “DB do Bem” nos 25 supermercados e
hipermercados do DB na cidade.
A ação tem como meta, à médio
prazo, reduzir totalmente o uso de sacolas plásticas pelos clientes durante as
compras realizadas nas lojas da rede, por meio da conscientização para as
questões socioambientais e ao mesmo tempo, oferecendo outras alternativas
sustentáveis como o uso de caixas de papelão e de sacolas reutilizáveis – estas
podem ser levadas pelos próprios clientes ou adquiridas no local a partir de R$
3.
Após o período inicial de
implantação – previsto para os próximos meses –, os clientes que optarem por
continuar com o uso das sacolas plásticas poderão solicitar o produto nos
caixas, que terá uma cobrança adicional.
“A redução de 1,2 milhão de
sacolas plásticas em duas semanas é um resultado fantástico e estamos
entusiasmados com isso. Apesar de que sabemos do desafio de uma mudança de
hábito, mas uma sacola plástica demora, em média, 200 anos para se decompor no
meio ambiente, além da questão do micro plástico que é ingerido na água e nos
alimentos e temos que tomar uma atitude, ainda mais por sermos uma empresa 100%
amazonense e com responsabilidade com a nossa região”, afirmou o diretor
presidente do Grupo DB e idealizador do projeto, Sidney Pedrosa.
Entre as atividades previstas
pela empresa para atuar na educação e conscientização ambiental de seus
clientes estão campanhas institucionais nos próprios supermercados e redes
sociais sobre a importância da troca do plástico por produtos reutilizáveis ou
biodegradáveis e também ações presenciais assim que possível, por conta da
pandemia.
“Os colaboradores e,
principalmente as caixas, também receberam treinamento especial para abordar e
orientar os clientes para a importância ambiental desta atitude se queremos
construir juntos um futuro melhor no pós-pandemia”, acrescentou Pedrosa.
A substituição das sacolas
plásticas faz parte do projeto “DB do Bem”. Lançado em junho, a iniciativa visa
integrar as ações já desenvolvidas pela empresa nas áreas ambiental, social e
cultural e ainda, intensificar estas atividades com novas propostas e ações
práticas nestes segmentos.