TCE

Coreografia “Paixão tem memória” compete no Festival de Joinville (Foto: Rudá Marques)

Nos próximos dias, a dança invade Joinville trazendo toda a emoção de volta aos palcos da cidade, onde 550 grupos se apresentarão no evento. Entre eles, estão 10 grupos confirmados do Amazonas – o sétimo estado com maior número de aprovados. Ao todo, bailarinos de 23 estados brasileiros, além do México e Canadá se apresentarão nos palcos joinvilenses.

Entre os dias 19 e 30 de julho, os grupos se revezarão na apresentação de 2.075 coreografias. A edição deste ano marca a retomada dos eventos presenciais e contou com mais de 4,1 mil coreografias inscritas, o maior índice de participação até então era o da edição de 2019, com 3.275 coreografias inscritas.

Além das esperadas noites da Mostra Competitiva, Festival Meia Ponta, Palcos Abertos e a tradicional Feira da Sapatilha, a programação do 39º Festival de Dança de Joinville conta com uma variedade extensa de atividades para todos os gostos com ações inclusivas como a Oficina de Acessibilidade, Oficina de Dança inclusiva e Dança para Todos; Dança para Quem não Dança com aulas gratuitas para o público; Dog Dance Day para que os tutores caiam na dança juntos com seus pets; Momento Flashback e Noite do Passinho com dança e música dos anos 80 e Major Ball do Festival que traz toda a cultura Ballroom com o objetivo de celebrar a diversidade e a comunidade LGBTQIA+. Esses são apenas alguns, entre outros muitos eventos preparados para o público que pode ser acessada no site www.festivaldedancadejoinville.com.br.

“Estamos nos preparando para neste ano fazer o melhor e o maior Festival de todos os tempos”, afirma Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança.

Noite de Abertura

O Balé Teatro Guaíra está finalizando os últimos preparativos para a aguardada Noite de Abertura. A terceira companhia de dança mais antiga do Brasil sobe ao palco principal do Centreventos Cau Hansen no dia 19 de julho, às 19h com a coreografia “O Lago dos Cisnes”.

Noite de Gala

Ana Botafogo e Marcelo Misailidis fazem a direção artística da Noite de Gala, que acontece no dia 24 de julho às 19h. O espetáculo unirá as obras consagradas “Otelo, o Mouro de Veneza” e “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, ao som de Tchaikovsky. Intitulada “ST Tragédias”, a apresentação terá como atração Mayara Magri e Matthew Ball, primeiros bailarinos da Royal Opera House, de Londres, como intérpretes de Romeu e Julieta.

Novidade na programação

Uma das novidades neste ano, é a estreia do Festival 40+, uma Mostra Competitiva para bailarinos que iniciaram sua trajetória na dança depois de adultos e agora, têm a oportunidade de viver a experiência de se apresentar em uma competição profissional. O evento acontece nos dias 21 e 22 de Julho no Teatro Juarez Machado.

Em sua primeira edição, 31 coreografias serão apresentadas nas categorias Dança de Salão, Dança Coreográfica (gênero livre que envolve diversos gêneros de dança como ballet, jazz, danças urbanas, dança contemporânea e sapateado) e Dança Popular Folclórica.