A competição contou com 18 modalidades esportivas, incluindo os jogos eletrônicos, resultando em mais de 600 medalhas entregues aos estudantes

Maria do Carmo recebe empresários amazonenses em ‘tour’ pelo Tropical Hotel Amazônia
Com mais de 70% das obras concluídas, o Tropical Hotel Amazônia abriu suas portas pela primeira vez para visitação nesta sexta-feira, 1º de agosto. A empresária e reitora do Grupo Fametro, Maria do Carmo Seffair, recebeu um grupo de empresários que integram a Associação PanAmazônia para conhecer de perto os avanços no projeto de resgate histórico desse que é um patrimônio da cultura e do turismo na região.
Jovem é assassinado a tiros em área dominada pelo tráfico na zona norte de Manaus
Manaus – A violência fez mais uma vítima na capital. Rafael Oliveira de Lima, 25 anos, foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (1º), na rua 59 do bairro Novo Aleixo, mais conhecido como Mutirão, na zona norte de Manaus. Segundo a Polícia Militar, a área é marcada pela atuação de facções criminosas e o tráfico de drogas é intenso na região.
De acordo com a 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Rafael havia deixado a namorada em casa minutos antes do crime. Pouco depois de sua partida, ela ouviu os disparos e, ao sair, encontrou o companheiro baleado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Familiares da vítima afirmam que Rafael era trabalhador e não tinha qualquer envolvimento com o crime. Ele atuava como auxiliar de gesseiro e, segundo os parentes, levava uma vida simples e tranquila.
A motivação do assassinato ainda é desconhecida. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) deve assumir as investigações para identificar os autores do homicídio e esclarecer se Rafael foi vítima de uma execução por engano ou se foi alvo direto de criminosos da área.
O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) e a perícia esteve no local para coletar evidências que possam contribuir com as investigações. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
Presidente David Reis participa de inauguração da maior base da Guarda Municipal na zona Leste de Manaus
Nova estrutura reforça presença do poder público na região e marca avanço na política de segurança municipal
Corpo é encontrado em barranco na zona Norte de Manaus
Na tarde desta sexta-feira (1º), um corpo foi encontrado em um barranco na rua Gandu, esquina com a rua Macau, no Núcleo 6 do bairro Cidade Nova 2, zona Norte de Manaus.
Segundo informações, o corpo foi encontrado por um morador da área enquanto ele realizava a limpeza de seu quintal, quando notou a presença do cadáver, oculto entre a vegetação. A Polícia Militar foi acionada por volta das 15h e isolou o local até a chegada da do Instituto Médico Legal (IML).
Até o momento, a identidade da vítima e as circunstâncias da morte ainda não foram reveladas. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) está à frente das investigações.
Trump diz que Lula pode ligar para ele “quando quiser” para falar sobre tarifas
Em declaração feita nesta sexta-feira (1º), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está disponível para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as tarifas de 50% impostas às importações de produtos brasileiros. “Ele pode me ligar quando quiser”, disse Trump, ao ser questionado sobre o assunto durante uma entrevista coletiva.
Trump, que atualmente está fora do cargo mas segue ativo na política americana, criticou as decisões do governo brasileiro, afirmando que os líderes do país tomaram atitudes erradas. Mesmo assim, declarou carinho pelo povo brasileiro e afirmou que acompanhará os próximos acontecimentos com atenção.
Em uma carta enviada a Lula no início de julho, Trump confirmou a aplicação das tarifas e defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando que ele estaria sendo perseguido politicamente pelo Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente americano também criticou o ministro Alexandre de Moraes por decisões que, segundo ele, prejudicam empresas americanas e ameaçam a liberdade de expressão.
Nos dias seguintes, o Escritório do Representante Comercial dos EUA anunciou uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil. Embora a tarifa de 50% tenha sido confirmada por Trump em uma ordem executiva, cerca de 700 produtos brasileiros, incluindo suco de laranja e aeronaves civis, foram excluídos da cobrança adicional, que deve entrar em vigor dentro de sete dias.
IML procura por familiares de homem que morreu em Manaus
O Instituto Médico Legal (IML) solicita que os familiares de Irailton dos Santos Alves, de 44 anos, compareçam à sede do Instituto para o reconhecimento e liberação do corpo. O homem deu entrada no IML na quinta-feira (31/07), vindo do Hospital e Pronto Socorro 28 de agosto, após falecer por causas naturais.
A identificação foi realizada por meio do exame de confronto papiloscópico, que compara as digitais informações com registros civis. O procedimento foi conduzido por peritos do IML, com o apoio de especialistas do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).
O IML reforça que os corpos aguardam reconhecimento por familiares por até 30 dias. Após esse prazo, são sepultados como não identificados na capital.
A liberação do corpo só pode ser feita por familiares, que devem procurar o Serviço Social da instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3216-6040.
O Instituto Médico Legal está localizado na Avenida Noel Nutels, nº 300, bairro Cidade Nova 2, zona norte de Manaus.
Trump envia submarinos nucleares para Rússia após crítica de Medvedev
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta sexta-feira (1º) ter ordenado que dois submarinos nucleares fossem posicionados para regiões em direção à Rússia. O anúncio foi feito em resposta às declarações do ex-presidente russo Dmitry Medvedev.
“Eu ordenei que dois submarinos nucleares fossem posicionados nas regiões apropriadas, apenas para o caso de essas declarações tolas e inflamatórias serem mais do que apenas isso”, disse Trump em uma mídia social, ao considerar as manifestações de Medvedev “tolas e inflamatórias”.
Trump e Medvedev, que é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, trocaram provocações nos últimos dias depois de Trump ter estipulado prazo de 10 dias para a Rússia aceitar um cessar-fogo com a Ucrânia ou passaria a taxar países que compram petróleo russo, como a Índia.
O governo de Vladimir Putin estabeleceu seus próprios termos para chegar a um acordo de paz com a Ucrânia, e não sinalizou que irá cumprir o prazo de Trump. Em entrevista, Putin disse, sem citar Trump, que são necessárias novas rodadas de negociação de paz com a Ucrânia para se chegar a um resultado positivo, e que a Rússia aguarda por essas negociações.
“Para abordar a questão pacificamente, é necessário conduzir conversas detalhadas. E não em público, mas com calma, no silêncio do processo de negociação”, afirmou Putin.
Antes do anúncio sobre o submarinos, Medvedev respondeu a uma publicação de Trump, que rotulou o ex-líder russo de “fracassado”. Medvedev alertou Trump para “cuidado com o que diz”. Para o ex-presidente russo, a manifestação de Trump provava que “a Rússia está fazendo tudo certo e continuará trilhando seu próprio caminho”.
“E sobre as ‘economias mortas’ da Índia e da Rússia e sua ‘entrada em território muito perigoso’ — bem, que ele se lembre de seus filmes favoritos sobre ‘mortos-vivos’, bem como de quão perigosa a lendária ‘Mão Morta’ pode ser”, escreveu Medvedev.
Mão Morta refere-se a um sistema de ataque nuclear, montado durante a antiga União Soviética e que ainda estaria em poder da Rússia. O sistema, considerado arma nuclear apocalíptica, é capaz de disparar um arsenal nuclear se o país for atacado e a eliminação da cadeia de comando for eliminada, segundo a agência de notícias Russia Today.
Fonte: Agência Brasil
Fim da difamação: PL protege quem alerta mulheres sobre parceiros agressores
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 2 de julho, proposta que deixa de caracterizar como difamação o ato de comunicar a uma mulher sobre os antecedentes criminais ou processos de seu parceiro relacionados à violência doméstica e familiar.
Para isso, a comunicação deve ser feita de boa-fé e ter como objetivo favorecer a proteção e a verdade. É a chamada exclusão de ilicitude, já prevista, por exemplo, em caso de legítima defesa.
O projeto altera o Código Penal e a Lei Maria da Penha.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Duda Ramos (MDB-RR), ao Projeto de Lei 720/25, da deputada Ely Santos (Republicanos-SP). Ramos retirou do texto a definição de boa-fé nesse caso, que seria quando o alerta for baseado em fontes confiáveis e oficiais, como lista de nomes divulgada pela polícia em site próprio. Ele justificou a importância do projeto.
“Um número expressivo de mulheres poderá saber, com a antecedência necessária, os detalhes das informações relevantes que poderão ajudar a salvar vidas, ampliando o poder de decisão das mulheres sobre a sua segurança pessoal”, disse Ramos.
Para a autora, o projeto contribui para a mudança da cultura de impunidade da violência contra a mulher. “Hoje, muitas vítimas entram em relacionamentos abusivos sem saber que seus parceiros já agrediram outras mulheres. Quando descobrem, muitas vezes já estão presas em um ciclo de violência, dificultando sua saída da relação e expondo-as a maiores riscos”, afirmou Santos.
Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Fonte: Agência Câmara
Homem é preso com 51 tabletes de maconha avaliados em R$ 500 mil no AM
Pedro Pablo Ramorez, de 51 anos, foi preso em flagrante na noite de quinta-feira (31), com 51 tabletes de maconha no porto do município de Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus). O material entorpecente está avaliado em aproximadamente R$ 500 mil.
De acordo com o delegado Renato Alves, da 56ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a prisão é fruto de uma investigação em andamento que visa combater o tráfico de drogas na região. Durante as diligências, a equipe identificou que o suspeito estaria em posse dos entorpecentes no porto da cidade.
“Com base na informação recebida, nos deslocamos até o local e confirmamos os fatos. Ao avistarmos o suspeito, realizamos a abordagem e, com ele, encontramos a droga, que foi devidamente apreendida”, relatou o delegado.
Ainda segundo Renato Alves, durante o interrogatório, o preso informou que a droga teria como destino o município de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus). As investigações prosseguem para identificar a origem do entorpecente e apurar a possível participação de outros envolvidos no esquema criminoso.
Pedro Pablo Ramorez foi autuado por tráfico de drogas. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.