TCE

Primeira edição realizada no bairro Armando Mendes registra alta procura por serviços públicos estaduais

A merendeira escolar Elza Maria Almeida, 28, foi uma das primeiras a chegar na Escola Estadual Manoel Rodrigues, no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, na manhã deste sábado (19/03), em busca da emissão da segunda via do RG. Moradora do bairro há mais de 10 anos, ela aproveitou para atualizar a documentação na primeira edição do programa Governo Presente, que leva serviços públicos estaduais para mais perto da população.

“Beneficia e ajuda bastante, porque tem gente que não tem tempo, tem gente que não tem dinheiro para pagar passagem e correr atrás dessas coisas. Quero agradecer por essa ação porque me ajudou bastante”, disse Elza, que também garantiu a primeira via do RG da filha de 13 anos.

Lançado hoje (19/03) pelo governador Wilson Lima, o programa contempla ações antes realizadas por meio dos programas Muda Manaus e Amazonas Presente em bairros da capital e em municípios do interior. O objetivo é aproximar ações de cidadania, segurança, esporte, cultura, fomento e saúde da população.

A emissão de documentos está entre as ações mais procuradas pela população. Os postos têm capacidade para emitir até 1 mil RGs, sendo 250 primeiras vias e 750 segundas vias.

Com o serviço de segunda via do documento, o Estado atende uma demanda de moradores da Comunidade da Sharp, área de atuação do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A documentação é necessária para dar andamento às ações do programa.

A primeira edição do Governo Presente conta ainda com emissão de carteiras do passe livre a estudantes, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram); e das Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal, coordenadas pela Sejusc.

Vacinação – A imunização contra a Covid-19 também está entre os serviços mais buscados na zona leste.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), levou profissionais para a aplicação de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses de vacina contra a Covid-19.

A vacina também foi disponibilizada para menores de 12 anos. A autônoma Erica Pereira, 36, levou a filha Maya Almeida, de 8 anos, para atualizar o esquema vacinal.

“Hoje nós viemos tomar a segunda dose e é importante, todos nós devemos tomar sim, para voltar ao normal da nossa rotina. Vamos dar a vacina aos nossos filhos, para ficarem saudáveis como nós”, aconselhou a moradora do Armando Mendes.

Na área de saúde também são realizados exames básicos, como aferição de pressão arterial, glicemia e IMC na Estação do Coração; verificação de demandas por procedimentos ginecológicos e orientações na Estação da Mulher; captação de pacientes mulheres que aguardam procedimentos cirúrgicos ginecológicos no Sistema de Regulação (Sisreg); atividades voltadas à saúde mental com disponibilização de psicólogos na Estação Mente Zen; além de orientação nutricional.

O Governo Presente conta ainda com ações nas áreas de esporte cultura, fomento, segurança, assistência social, educação e habitação; além de atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).