TCE

Manaus/AM – A Comissão Permanente de Concursos (Compec) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), publicou no Diário Oficial da União de ontem, terça-feira (12) o edital do Processo Seletivo Contínuo 3ª Etapa (PSC/3ª), para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. As inscrições serão abertas de 10 a 25 de maio próximo.

No total, serão oferecidas 2.369 vagas, sendo 1.886 para o campus de Manaus e 483 para as unidades acadêmicas do interior do Amazonas, localizadas nos Municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

O candidato poderá concorrer na modalidade de ampla concorrência ou em uma das oito modalidades de reserva de vagas, entre elas, as destinadas a pessoas com deficiência. A comissão orienta para a leitura da descrição da categoria da vaga com atenção, antes de realizar a inscrição, para identificar corretamente qual o perfil do candidato, pois a escolha errada pode resultar em perda da vaga, caso o candidato seja aprovado no certame.

Na 3ª Etapa do PSC, os candidatos devem indicar o curso pretendido, por isso é importante cuidado neste momento.

Isenção

Para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato poderá fazê-lo a partir das 10h do dia 20/04 até às 17h do dia 22/04/2022, por meio do preenchimento do formulário próprio disponível no endereço eletrônico: http://compec.ufam.edu.br. O resultado definitivo das solicitações de isenção será divulgado na página da Compec no dia 06 de maio.

A partir do dia 10/05 até às 17h do dia 25/05/2022, poderão se inscrever no PSC/2022 – 3ª Etapa, candidatos que cursaram a 3ª série do Ensino Médio em 2021 e tenham realizado inscrição nas 1ª e 2ª etapas.

Para a inscrição, o candidato deve ter em mãos o número dos seguintes documentos: Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de Identidade (RG); Identificador Único do candidato (ID). As inscrições serão feitas somente via internet, no endereço eletrônico https://compec.ufam.edu.br. O valor da taxa de inscrição será de R$90,00.

As provas serão realizadas no dia 17 de julho de 2022 nas cidades de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins, das 08h30 às 13h30.

As provas serão compostas de: uma Prova Objetiva com 54 questões, sendo seis de cada disciplina, todas valendo um ponto cada, com peso três; e uma Prova de Redação valendo nove pontos, com peso seis, totalizando 216 pontos.

A classificação final será feita com base na soma total dos pontos obtidos nas três Etapas do PSC, por curso, até o limite de vagas oferecidas, sendo obedecida rigorosamente a ordem decrescente do total de pontos obtidos. O resultado final do PSC/2022 – 3ª Etapa será divulgado a partir do dia 15 de agosto de 2022.

Matrículas

O período para o cadastramento online e matrícula institucional dos candidatos classificados no PSC será divulgado pela Coordenação de Matrícula da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em data a ser divulgada em edital próprio. Os classificados devem acompanhar a página da Pró-Reitoria para verificar a publicação do documento.

As aulas dos cursos terão início no primeiro semestre letivo de 2022, no dia 17/10/2022, conforme o Calendário Acadêmico da Universidade, exceto as da turma constituída pelos 21 candidatos classificados para o curso de Fisioterapia, cujo início será no segundo semestre letivo de 2022.