A Comissão de Proteção dos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia do Amazonas (CPAIP), presidida pela deputada Joana Darc (União Brasil), realizou nesta terça-feira (10), treinamento sobre “Bem-Estar Animal contra o Abandono e Maus-Tratos”, na Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Estado. O evento foi realizado em parceria com a UGPE e com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).
Com o objetivo de buscar a interação dos seres humanos e animais domésticos nos ambientes urbanos, o treinamento foi direcionado para os servidores da UGPE que irão atuar numa ação de sensibilização de combate ao abandono e maus-tratos à animais domésticos, na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus, cuja área faz parte do perímetro de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamim +).
Ministrado pelo médico veterinário e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Jorge Luiz Maia Carneiro, e pelo membro da CPAIP, Tiago Santos Souza, o treinamento abordou assuntos relacionados a bem-estar animal, importância e benefícios da castração, combate ao não abandono e maus-tratos, Legislação de Proteção Animal no Brasil e no Amazonas, adoção responsável e orientações veterinária em geral.
De acordo com o médico veterinário, o evento é de extrema importância para que se esclareça à população quanto aos cuidados e respeito aos sentimentos dos animais.
“É importante que as pessoas saibam que os animais são seres que tem sentimentos e possuem uma série de peculiaridades que precisam ser respeitadas. A partir do momento que as pessoas passam a entender isso, conseguimos estimular uma relação que saudável entre humanos e animais que seja benéfica entre as duas espécies”, explicou Jorge.
Também participaram do evento o subcoordenador setorial de projetos ambientais da UGPPE, Sr. Otacílio Cardoso Júnior, e a coordenadora do Castramóvel da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Vanessa Menezes.
Castração
De 12 a 14 de janeiro, os castramóveis estarão atendendo os animais da comunidade da Sharp, na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, a partir das 09h.
Os agendamentos podem ser feitos hoje (11), no local, das 9h às 15h. Os interessados devem apresentar identidade, CPF e Comprovante de Residência do tutor e foto do animal.
—


