A estrela digital Vanessa Lopes fala sobre sucesso com mais de 40 milhões de seguidores nas redes sociais
Aos 21 anos, Vanessa Lopes conquistou o posto de fenômeno digital. Com mais de 40 milhões de seguidores nas redes sociais, a jovem administra o sucesso meteórico sem perder o gingado, afinal, foi por meio de vídeos de dança para o TikTok que ela se descobriu influencer. Tudo por acaso do destino! “Brinco que fui escolhida de alguma forma. Comecei para ocupar o tempo durante a pandemia porque sempre gostei de dançar. Já conhecia o aplicativo antes de chamar TikTok, já usava desde os 13 ou 14 anos, sem nenhuma pretensão, só por diversão. Aí, quando vi que estava crescendo no Brasil, resolvi apostar”, diz a brasiliense, que morou em Pernambuco desde os 2 anos de idade e, hoje, vive em SP.
“Acho que o diferencial foi persistência, rotina e muito estudo. Não é só chegar e fazer o vídeo. Penso em tudo: cenário, roupa, música, se vou fazer com alguém… entender de engajamento, o que funciona e, principalmente, gostar muito do que faz. Dançar é paixão, minha terapia”, fala ela, em papo exclusivo com CARAS.

Os pais, Alisson Ramalho (46) e Lica Lopes (44), enxergaram o potencial do hobby e a apoiaram em levar a carreira a sério. Não à toa, Vanessa parou a faculdade de Marketing e Propaganda com o aval do pai, que é empresário. “Eu e Lica somos formados, mas o mundo, hoje, está muito dinâmico. Falei para ela aproveitar esse momento e depois decidir a hora de retornar. Vanessa sempre foi estudiosa e, antes da carreira, se você perguntasse o que ela queria ser, ela falava que queria ser igual ao pai. Venho de uma familia de empreendedores. E ela tem muito disso. A carreira digital é muito empreendedorismo. Eu fico orgulhoso dela, sei que ainda vai amadurecer e será cada dia melhor”, aposta Alisson, que também a aconselhou a ir morar em SP. “Ela precisava ir para um mercado maior. Ao mesmo tempo que sentia aquele apertinho, estava muito orgulhoso, até pela coragem dela. Vanessa tomou a decisão, organizou tudo e mudou. Não foi uma decisão fácil, mas tirou de letra”, conta o pai, orgulhoso.
As maiores dificuldades que a influenciadora digital têm enfrentado, porém, são as emocionais. “O cancelamento é pesado, as injustiças que postam sobre você… não ter como rebater todas as mentiras. É estressante ver as pessoas te julgando, te odiando, sem te conhecer. Precisei de muita ajuda para lidar com isso, principalmente, da família”, lembra ela, contando com ajuda da terapia, de psiquiatra, além do suporte familiar. “Se não fossem meus pais para colocar meus pés no chão, me lembrar dos princípios, já teria enlouquecido. É uma vida muito diferente da que eu tinha antes, com momentos de muita pressão, em um meio que a gente tem acesso a tudo facilmente. Isso acaba enlouquecendo as pessoas. Tenho muito cuidado.”


