A parceria entre a Aberje e a ACAE realiza, pelo segundo ano consecutivo, expedição Amazônia, na qual leva comunicadores para uma imersão de comunicação sustentável
A Aberje – Associação Brasileira de Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – em parceria com a Academia Amazônia Ensina (ACAE), realiza, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar. O projeto vai levar um grupo de 20 comunicadores em uma viagem de seis dias na Amazônia, com o objetivo de qualificar e sensibilizar comunicadores que atuam nas áreas de comunicação corporativa e sustentabilidade de grandes empresas.
“Nós, da Academia Amazônia Ensina, estamos muito felizes e honrados com a segunda edição da expedição Amazônia: conhecer para comunicar, essa parceria tão significativa para nós com a Aberje e que nos abriu muitas portas. As preparações estão a todo vapor, feitas com muita dedicação e espero que nossos participantes se inspirem muito nesses dias pela Amazônia”, diz Maria Eugênia Tezza, diretora executiva da Acae.
Com o patrocínio da Basf, Itaú e LATAM Airlines, a imersão acontece de 28 de julho a 03 de agosto, durante os quais os comunicadores destas empresas terão uma experiência imersiva exclusiva. Com o tema “Dos Saberes Tradicionais à Ciência Contemporânea – Formando Comunicadores para a Sustentabilidade”, a programação inclui visitas guiadas a laboratórios, centros de pesquisa, museus e à comunidade ribeirinha Tumbira e à comunidade indígena Cipiá.
“Os participantes terão um roteiro pensado exclusivamente para melhor aprendizado, as atividades começam por Manaus onde tem programada uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde terão uma masterclass do vencedor do Prêmio Nobel, Professor Philip Fearnside, sobre a perda dos Serviços Ecossistêmicos da Amazônia. Também haverá uma visita ao Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Amazônia e à AMPA (Associação amigos do Peixe-Boi), acompanhada por sua coordenadora, a Professora Vera Silva” diz, Emiliana Pomarico, gerente executiva da Escola Aberje.
Na programação também estão previstas atividades como: visita guiada no MUSA (espaços: orquidário, serpentário, aquário e lago de vitórias-régias); ida ao CBA (Centro de Bionegócios da Amazônia) com visita técnica aos laboratórios de Biotecnologia Vegetal, Central Analítica (óleos) e Materiais e Energia.
“A expedição fará também uma visita à Comunidade Santa Helena do Inglês e ao projeto ‘Sempre Luz’, guiados pelo líder comunitário Nelson Mendonça. As atividades incluem também trilhas guiadas, banhos de rio e canoagem noturna.” completa Pomarico.
A primeira edição da expedição foi realizada em outubro de 2023, período que coincidiu com a seca histórica que atingiu a região. Ao final da experiência, os participantes perceberam um outro ponto de vista de como estavam acostumados a ver a comunicação sustentável. “Como resumir em poucas palavras o que foi essa Expedição Amazônia? (…) Foi uma semana de muito aprendizado, de formação de novos vínculos, de muita admiração, de surpresas, de constatações… É impossível ir a Manaus e à comunidade Tumbira e negar o impacto das mudanças climáticas. Todas as manhãs ao sair do hotel a primeira sensação era o cheiro das queimadas. Ver o quanto a seca está afetando a região (…) é dramático, sensibiliza demais. Mas é incrível ver que há pessoas que com muita energia e paixão estão buscando soluções, desenvolvimento, e condições para que os moradores da região possam exercer sua cidadania de maneira plena. Então, só o que posso dizer é: obrigada Aberje e Academia Amazônia Ensina pela organização de um roteiro tão especial.”, disse Nêmora Reche, Head of Corporate Communications para Crop Protection LATAM & Brazil na Syngenta, participante da primeira expedição, em seu LinkedIn.
Sobre a Aberje – A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.
Fonte: Aberje
Foto: Divulgação


