Jessé Jaime Cancio de Paiva, de 49 anos, foi preso suspeito de cometer o feminicídio de Maria Aparecida Fernandes da Costa, 45 anos, e o homicídio qualificado de Gabriel Fernandes da Costa, 17, mãe e filho. A prisão foi anunciada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) nesta segunda-feira (26/05), após ação conjunta da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e da 73ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Novo Aripuanã.
O crime ocorreu na noite de 10 de maio, na residência das vítimas, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. As vítimas foram mortas com golpes de faca. Jessé foi localizado e preso no último dia 23, em Novo Aripuanã, a 227 quilômetros da capital, quando tentava fugir para o estado do Mato Grosso.
De acordo com a delegada Marília Campello, Jessé era filho do companheiro de Maria Aparecida e tentava forçar um relacionamento amoroso com ela. Diante da recusa da vítima e dos pedidos para que ele deixasse a casa, o suspeito passou a ameaçá-la. Na noite do crime, atacou Maria e também Gabriel, que tentou defendê-la. Outros menores que estavam na casa conseguiram fugir após também serem ameaçados.
Segundo a polícia, Jessé não estava sob efeito de drogas ou álcool no momento do crime, o que reforça seu perfil agressivo. Ele já havia cumprido pena de nove anos por tentativa de feminicídio. Este foi o primeiro caso de feminicídio registrado em Manaus em 2025, e a polícia destaca a rápida resposta na elucidação do caso e prisão do autor.
A Justiça autorizou a prisão preventiva de Jessé, que foi capturado com o apoio da equipe do delegado Ramon Sampaio, enquanto tentava deixar o estado para trabalhar como ajudante de caminhoneiros. Ele responderá pelos crimes de feminicídio e homicídio qualificado, e permanecerá à disposição da Justiça após passar por audiência de custódia.


