A Amazonas Energia está intensificando a divulgação da Tarifa Social de Energia Elétrica, com novas regras que garantem o desconto de até 100%. O benefício é do Governo Federal que concede descontos na conta de energia para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A campanha visa ampliar o acesso à tarifa especial em todo o estado, principalmente para quem mais precisa.
Com os novos parâmetros para 2025, as famílias cadastradas podem obter descontos de até 100% na fatura de energia elétrica, já que o consumo mensal é de até 80 kWh. O benefício é destinado a apenas uma unidade de consumo para família e não exige que o solicitante seja o titular da conta de energia.
Além disso, têm direito à Tarifa Social:
* Famílias com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo;
* Famílias com pessoa idosa ou com deficiência beneficiária do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
* Famílias com renda de até três períodos mínimos, que possuíam membros com doença ou deficiência que exijam o uso contínuo de equipamento médico ligado à energia elétrica;
* Famílias indígenas e quilombolas.
Quem já está cadastrado não precisa entrar em contato pelos canais digitais ou ir às lojas de atendimento, a atualização ocorre de forma automática, e quem ainda não está cadastrado e deseja se cadastrar na tarifa deve apresentar os seguintes documentos:
*CPF e documento de identificação com foto;
* RANI, no caso de indígena que não possua RG e CPF;
* NIS (Número de Identificação Social);
*NB (Número do benefício de Prestação Continuada – BPC)
* Código Único da unidade de consumoa.
Segundo Kelliane Vieira, Gerente do Departamento de Atendimento da Amazonas Energia, o objetivo é garantir que mais famílias se beneficiem desse direito: “A Tarifa Social é um instrumento fundamental de justiça social. Estamos atendendo de forma intensa para que os consumidores em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao desconto e consigam manter o consumo de energia de forma digna e segura”, afirmou.
A empresa lembra ainda que o benefício pode ser solicitado de forma prática pelos canais digitais da empresa, como o WhatsApp e telefone 0800 301 3001, presencialmente nas lojas de atendimento, ou em nosso atendimento comunitário que está sempre em algum local da cidade, lojas, escolas, quadras etc.
A Amazonas Energia reafirma seu compromisso em promover o acesso à energia com responsabilidade social e orientar todos os consumidores que se enquadram nos critérios a realizarem ou atualizarem seu cadastro através dos canais de atendimento.


