InícioAMAZONASUEA capacita turma do primeiro curso de lutheria em instrumentos de metais,...

UEA capacita turma do primeiro curso de lutheria em instrumentos de metais, em Manaus

Iniciativa visa qualificar estudantes, músicos e interessados na construção, manutenção e restauração de instrumentos musicais, com destaque em práticas sustentáveis e na valorização do saber artesanal

Pela primeira vez, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ofereceu, em Manaus, o curso de lutheria voltado para instrumentos musicais de metais – uma iniciativa inédita tanto na capital amazonense quanto na própria instituição. Ofertada por meio do Programa de Atividades Consolidadas na Área Musical (Praticamus/UEA), projeto do Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Musical (Lapem/UEA), a formação conta com 10 participantes, sendo eles da comunidade acadêmica e músicos de bandas locais, e finaliza no dia 12 de julho, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA).

Ministrado por Marinaldo Lourenço, experiente luthier e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), a capacitação visa qualificar estudantes, músicos e interessados na construção, manutenção e restauração de instrumentos musicais, com destaque em práticas sustentáveis e na valorização do saber artesanal. Além disso, busca impulsionar a criação de uma rede local de luthiers e, dessa forma, fortalecer a autonomia da cadeia produtiva musical no Amazonas.

Para o coordenador do Lapem/UEA, Prof. Dr. Fabio Carmo, o curso integra uma política institucional de incentivo à pesquisa, inovação e difusão de saberes musicais na UEA. “A lutheria é um campo estratégico, tanto na preservação de conhecimentos tradicionais quanto na formação de novos profissionais que possam atuar com qualidade e autonomia na região”, disse.

Segundo o professor Marinaldo Lourenço, a iniciativa extrapola a dimensão técnica. “Nosso objetivo é despertar, nos participantes, uma escuta atenta e um olhar sensível sobre o processo de construção do som – da matéria-prima à sonoridade final do instrumento.”

O curso teve início no dia 7 de julho. Durante 5 dias, os integrantes trabalharam a aplicação da lutheria aos instrumentos de metais, como trombones e trompetes, sendo o foco da primeira edição. Já para as próximas edições, o curso pretende ampliar o conteúdo para outros grupos instrumentais, como cordas e palhetas. A programação inclui aulas teóricas e práticas que reuni temas, como seleção e tratamento de materiais, acústica, técnicas de confecção de peças, ajustes e cuidados com os instrumentos.

Conheça o Praticamus

O Praticamus é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UEA), por meio da integração de projetos, cursos e eventos consolidados na Esat/UEA. O programa tem como objetivo promover atividades que articulam a prática musical, o estudo teórico e histórico da música, além da produção de materiais acadêmicos e didáticos, como artigos científicos, métodos instrumentais e partituras.

Atualmente, o programa engloba um conjunto de atividades que contemplam indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo alunos da graduação, pós-graduação e membros da comunidade em geral. Está sob a coordenação do Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Musical (Lapem/UEA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPPGMus/UEA).

As ações seguem um cronograma anual com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento musical, desenvolver habilidades cognitivas e criativas, fortalecer o bem-estar e a saúde mental dos participantes. Para o biênio atual, o Praticamus seguirá estratégias de inclusão cultural, alinhadas às políticas públicas, além de contar com a atuação de bolsistas em diversas frentes de atuação.

Fonte: UEA

Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

LEIA MAIS