Seis estabelecimentos foram fiscalizados na capital, entre a terça-feira (8) e está sexta-feira (11) durante a operação ‘Supermercados’ resultando na emissão de cinco autos de constatação e na apreensão e descarte de 1.242 produtos impróprios para o consumo. Entre as principais irregularidades identificadas estão: armazenamento e exposição inadequados, produtos com data de validade vencida ou ilegível, embalagens violadas, latas amassadas ou danificadas, itens contaminados por pragas e precificação em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Durante a operação, os fiscais do Procon Manaus concentraram esforços na inspeção de alimentos não perecíveis como grãos, massas, enlatados, laticínios, biscoitos, cereais, frios e congelados, observando aspectos como validade, precificação, estado de conservação e armazenamento. Já a Visa Manaus atuou na fiscalização de produtos perecíveis, como carnes, aves e vegetais, além da rastreabilidade dos alimentos e das condições sanitárias de ambientes refrigerados e congelados.
O Procon Manaus reforça que a população pode contribuir com o trabalho do órgão denunciando irregularidades pelo número 151.


