InícioBRASILTrump diz que Lula pode ligar para ele “quando quiser” para falar...

Trump diz que Lula pode ligar para ele “quando quiser” para falar sobre tarifas

Em declaração feita nesta sexta-feira (1º), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está disponível para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as tarifas de 50% impostas às importações de produtos brasileiros. “Ele pode me ligar quando quiser”, disse Trump, ao ser questionado sobre o assunto durante uma entrevista coletiva.

Trump, que atualmente está fora do cargo mas segue ativo na política americana, criticou as decisões do governo brasileiro, afirmando que os líderes do país tomaram atitudes erradas. Mesmo assim, declarou carinho pelo povo brasileiro e afirmou que acompanhará os próximos acontecimentos com atenção.

Em uma carta enviada a Lula no início de julho, Trump confirmou a aplicação das tarifas e defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando que ele estaria sendo perseguido politicamente pelo Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente americano também criticou o ministro Alexandre de Moraes por decisões que, segundo ele, prejudicam empresas americanas e ameaçam a liberdade de expressão.

Nos dias seguintes, o Escritório do Representante Comercial dos EUA anunciou uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil. Embora a tarifa de 50% tenha sido confirmada por Trump em uma ordem executiva, cerca de 700 produtos brasileiros, incluindo suco de laranja e aeronaves civis, foram excluídos da cobrança adicional, que deve entrar em vigor dentro de sete dias.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS