Raphinha e Vinicius Jr. são os representantes do Brasil na lista de indicados à Bola de Ouro 2025, que premia o melhor jogador da temporada 2024/25 na Europa. O grande vencedor será anunciado apenas em setembro, no dia 22, em cerimônia que acontecerá no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Atacantes de Barcelona e Real Madrid, a dupla brasileira concorre com outros nomes de peso no futebol mundial, como Lamine Yamal, também do Barça, Désiré Doué e Dembélé, do PSG, Bellingham, do Real Madrid, e Harry Kane, do Bayern de Munique. Ao todo, a lista de indicados conta com 30 nomes que tiveram destaque na temporada europeia.
Veja a lista completa:
Dembélé (Paris Saint-Germain)
Gianluigi Donnarumma (Paris Saint-Germain)
Jude Bellingham (Real Madrid)
Désiré Doué (Paris Saint-Germain)
Denzel Dumfries (Inter de Milão)
Guirassy (Borussia Dortmund)
Haaland (Manchester City)
Viktor Gyökeres (Sporting)
Hakimi (Paris Saint-Germain)
Harry Kane (Bayern de Munique)
Kvaratskhelia (Paris Saint-Germain)
Robert Lewandowski (Barcelona)
Alexis Mac Allister (Liverpool)
Lautaro Matinez (Inter de Milão)
Scott Mctominay (Napoli)
Kylian Mbappé (Real Madrid)
Nuno Mendes (Paris Saint-Germain)
João Neves (Paris Saint-Germain)
Pedri (Barcelona)
Cole Palmer (Chelsea)
Michael Olise (Bayern de Munique)
Raphinha (Barcelona)
Declan Rice (Arsenal)
Fabian Ruiz (Paris Saint-Germain)
Van Dijk (Liverpool)
Vini Jr. (Real Madrid)
Mohamed Salah (Liverpool)
Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
Vitinha (Paris Saint-Germain)
Lamine Yamal (Barcelona)
Brasileiros podem ganhar o prêmio?
Eleito melhor jogador de La Liga, o campeonato espanhol, na última temporada, Raphinha tem boas chances de levar a Bola de Ouro. Ao todo, o atacante soma 34 gols e 25 assistências em 57 partidas. Ou seja, Raphinha participou de mais de um gol por jogo em média.
Além dos números individuais, o camisa 11 do Barcelona foi campeão da Supercopa da Espanha, da Copa do Rei e do Campeonato Espanhol, sendo fundamental no time do técnico alemão Hansi Flick. Na Liga dos Campeões, Raphinha despontava como principal nome do time, com 13 gols e nove passes para gol. O Barça, porém, acabou sendo eliminado nas semifinais para a Internazionale.
Já Vinicius Jr. não conseguiu repetir os mesmos feitos da temporada anterior, em que foi incontestavelmente o melhor jogador do planeta, apesar da Bola de Ouro ter ficado com o volante Rodri, do Manchester City. O camisa 7 do Real Madrid perdeu protagonismo com a chegada de Mbappé, mas ainda assim teve números impressionantes.
Ao todo, Vini Jr. anotou 22 gols e deu 19 assistências, uma média de 0,71 participação para gol por jogo. No entanto, o atacante não teve conquistas expressivas, já que nacionalmente, o Real Madrid perdeu todas as competições para o Barcelona, seu maior rival. Na Liga dos Campeões, os merengues caíram nas quartas de final para o Arsenal.
Fonte: R7


