InícioPOLÍTICAPF indicia Bolsonaro e filho por coação e tentativa de golpe de...

PF indicia Bolsonaro e filho por coação e tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, por coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A decisão foi tomada após a conclusão de uma investigação que apurou a atuação de Eduardo nos Estados Unidos para influenciar o governo do ex-presidente Donald Trump a tomar medidas de retaliação contra o Brasil.

A investigação se concentrou nas ações de Eduardo Bolsonaro, que pediu licença do seu mandato parlamentar e se mudou para os EUA, onde buscou sanções contra o governo brasileiro e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as ações promovidas pelo governo Trump, estão o aumento das tarifas sobre produtos brasileiros, a investigação comercial contra o sistema de pagamento Pix e sanções financeiras contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, por meio da Lei Magnitsky.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura da investigação, que apura se Jair Bolsonaro financiou a estadia do filho no exterior com transferências via Pix. Um pedido de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro foi enviado à Comissão de Ética da Câmara dos Deputados após representações do PT e do PSOL.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS