InícioAMAZONASPrefeitura de Manacapuru firma parceria com MPAM e associações para campanha #DiversãoComRespeito...

Prefeitura de Manacapuru firma parceria com MPAM e associações para campanha #DiversãoComRespeito durante o Festival de Cirandas 2025

A Prefeitura de Manacapuru firmou, nesta sexta-feira (22/08), um termo de cooperação com o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e as agremiações folclóricas das três cirandas: Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada, para execução da campanha #DiversãoComRespeito. A iniciativa busca prevenir, combater e responsabilizar casos de exploração sexual infantojuvenil, assédio sexual e violência contra a mulher antes, e após o 27º Festival de Cirandas, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto.

Criada pela Ouvidoria-Geral do MPAM, com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas, a campanha foi lançada inicialmente no Festival de Parintins e chega agora a Manacapuru com uma estratégia mais ampla de conscientização e enfrentamento. A ideia é alcançar tanto moradores quanto visitantes, garantindo que a festa seja vivida com segurança, acolhimento e respeito.

Para isso, o plano de ação prevê uma série de medidas integradas. Além da divulgação dos canais de denúncia, como o Disque 127, haverá distribuição de materiais informativos, como ventarolas, banners, cartazes e vídeos educativos. Equipes treinadas estarão em pontos estratégicos da cidade, realizando abordagens diretas ao público, orientando moradores e visitantes sobre os canais de denúncia e os cuidados para evitar situações de risco. Estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes, postos de combustíveis e áreas de grande circulação também receberão adesivação especial, reforçando o alerta e informando os contatos diretos para registro de ocorrências.

Durante o lançamento, a ouvidora-geral do MPAM, procuradora Sílvia Tuma, destacou que a mobilização vai além da conscientização, pois envolve também a responsabilização de quem cometer qualquer tipo de violência.

“Foi nesse contexto que idealizamos a campanha Diversão com Respeito, em parceria com as promotorias de Justiça de Manacapuru, para proteger mulheres, crianças e adolescentes, conforme previsto na Lei Federal 14.786/2023, que instituiu o Protocolo Não se Cale. Hoje, com a assinatura deste termo de cooperação, reunimos instituições públicas, associações e órgãos de segurança para prevenir e combater a exploração sexual, o assédio e a violência contra a mulher durante o festival, garantindo acolhimento às vítimas e canais de denúncia acessíveis à população”, afirmou.

A ação também conta com o apoio direto das três cirandas, que abraçaram a campanha e se comprometeram a difundir a mensagem de proteção e respeito. Para o diretor administrativo e jurídico da Guerreiros Mura, Victor Ricardo Mesquita, o festival exige essa união.

“Essa campanha é fundamental para proteger nossas crianças, mulheres e toda a comunidade. O Festival de Cirandas atrai milhares de pessoas e, junto com a beleza da festa, precisamos garantir segurança e conscientização. A Ciranda Guerreiros Mura se compromete a apoiar e difundir essa mensagem de proteção e respeito”, ressaltou.

O presidente da Flor Matizada, Alexandre Queiroz, reforçou a importância do trabalho conjunto entre todas as instituições envolvidas.

“Festival de Cirandas precisa desta organização e do apoio conjunto de todos os órgãos envolvidos. Agradecemos ao Ministério Público do Amazonas e a cada parceiro que está conosco nessa caminhada. Ninguém faz nada sozinho, e essa união é fundamental para que o festival seja um sucesso, com diversão e respeito”, disse Queiroz.

Já o presidente da Tradicional, Magal Pinheiro, destacou a necessidade de atenção redobrada. “Por trás de uma grande festa, também existem oportunistas que buscam se aproveitar de crianças e adolescentes. Por isso, é muito importante ver autoridades como o Ministério Público, a Prefeitura, o Legislativo e demais parceiros demonstrarem preocupação e compromisso com a proteção dos jovens. Essa atenção fortalece o Festival de Cirandas e traz mais segurança para toda a população de Manacapuru”.

Representando o Executivo municipal, a prefeita Valciléia Maciel reafirmou o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar da população.

“Como mulher, eu tenho uma visão diferenciada e quero o melhor para a ‘Princesinha do Solimões’, cuidando das crianças e de todos. Quero fazer o melhor pela comunidade. Contem comigo”, declarou.

Com a união entre a Prefeitura de Manacapuru, o MPAM, as associações folclóricas e os órgãos de segurança, o 27º Festival de Cirandas se prepara para ser um espetáculo marcado pela alegria, tradição e respeito, garantindo que todos possam viver a festa com segurança.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS