Competição histórica reuniu jovens de 9 a 17 anos no Ginásio Ninimberg Guerra
O último sábado (23/08) marcou um momento histórico para o desporto escolar amazonense. A Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade) realizou o 1º Campeonato Amazonense Escolar de Jiu-jitsu, reunindo mais de 500 atletas no Ginásio Ninimberg Guerra, no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus. Pela primeira vez, a entidade incluiu oficialmente a modalidade em seu calendário de competições.
Para o presidente da Fade, Auricélio Andrade, a realização do campeonato foi uma resposta direta às demandas da comunidade esportiva.
“Esse campeonato nasceu de um pedido dos atletas, técnicos e professores que já participam das nossas competições em outras modalidades. O Amazonas é um celeiro de craques no jiu-jitsu, e era natural que a Fade promovesse esse momento histórico. Acreditamos que foi apenas o primeiro de muitos”, destacou.
Coordenador de Desporto Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e coordenador técnico da competição, o professor de educação física e faixa-preta de jiu-jitsu Ronnie Melo ressaltou a importância da iniciativa.
“A Fade não está apenas organizando competições, mas formando cidadãos por meio do esporte. Esse campeonato mostrou a força da modalidade dentro das escolas e a capacidade de transformar vidas através da prática esportiva”, afirmou.
A realização do evento também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que cedeu itens de infraestrutura fundamentais para o sucesso da competição.
A próxima edição do Campeonato Amazonense Escolar de Jiu-jitsu já tem previsão para acontecer em 2026. Até lá, a Fade segue fortalecendo seu calendário: somente em 2025, já foram promovidos campeonatos amazonenses de badminton, wrestling, futsal, vôlei de praia, vôlei de quadra, atletismo e basquete, mobilizando cerca de 3 mil alunos-atletas em todo o Amazonas. A entidade ainda realizará, até o fim do ano, torneios de xadrez, basquete 3×3, handebol e mais uma edição de wrestling.
TEXTO: Luiggi Bacelar
FOTO: Luiggi Bacelar/ /Federação Amazonense de Desporto Escolar


