InícioMANAUSVereador Dione Carvalho denuncia descaso no SUS e exige ação imediata com...

Vereador Dione Carvalho denuncia descaso no SUS e exige ação imediata com base na Lei 8080

Parlamentar leva à tribuna da Câmara Municipal de Manaus caso de paciente oncológico à espera há três meses de cirurgia no Hospital João Lúcio.

O vereador Dione Carvalho usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus para denunciar um grave descaso no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele relatou a situação de Divaldo Salgado da Silva, de 41 anos, paciente com tumor cerebral, que aguarda há três meses uma cirurgia no Hospital João Lúcio.

Durante a sessão, o parlamentar foi enfático:

> “Já tentei manter contato com a Secretaria de Saúde via requerimento, informando o estado clínico do paciente. Mas até agora só recebi enrolação. Estou comunicando aqui e quero que o governador se manifeste diante de mais este descaso. Se ninguém resolver, vou clamar todos os dias até que providências sejam tomadas. E, se necessário, entrarei com uma ação judicial para assegurar um direito já garantido pela Constituição Federal e pela Lei 8.080.”

Dione Carvalho destacou que o paciente vive uma verdadeira “fila da morte” e que o descaso do hospital configura violação direta do direito à saúde, conforme assegurado pela Lei 8.080/1990, que regula o SUS, onde estabelece as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como a organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela define a saúde como um direito fundamental do ser humano e estabelece que o Estado deve garantir seu pleno exercício.

O parlamentar reforçou que a intervenção imediata das autoridades é imprescindível para garantir o tratamento de Divaldo, que corre risco de óbito a qualquer momento, colocando o caso sob os holofotes da opinião pública e do governo.

Fonte: Ascom Dione Carvalho

Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

LEIA MAIS