Com o objetivo de levar a arte do grafite para as comunidades ribeirinhas de Manaus o projeto “Mural de Grafite, Arte Sem Limites” levará, de forma inédita, muitas cores e elementos da cultura amazônica para o muro da escola municipal São Sebastião II, que fica localizada no Tarumã Mirim.
O projeto Mural de Grafite, Arte Sem Limites acontece no próximo dia 30 de agosto, a partir da 09:00hs na escola municipal São Sebastião II e contará com a participação de 10 artistas visuais, além de apresentações culturais com pocket show de rapper, DJ e sessão de cinema.
A ação é uma iniciativa do coletivo Conexão Graffiti e busca fomentar as artes visuais no Estado do Amazonas e favorecer o intercâmbio cultural entre os artistas urbanos, a comunidade escolar e os moradores da comunidade de São Sebastião através da produção artística um mural de grafite.
Segundo o idealizador e preponete do projeto Vicktor Shellton ideia surgiu “em democratizar acesso à produção cultural em áreas ribeirinhas da amazônia, a partir da produção artísticas de um mural de grafite, trazendo também visibilidade à localidade e aumentando a autoestima dos moradores por meio de um ambiente atrativo e colorido”.
“O resultado do projeto será o acesso à uma galeria de arte em uma comunidade, onde os moradores locais e de outras regiões terão a oportunidade de visitar, contemplar e vivenciar memória afetiva diante de uma exposição de artes visuais a céu aberto permanente e gratuita baseada em elementos da cultura amazônica, com técnicas e estilos de grafite”, comenta Vicktor.
O projeto terá a participação dos grafiteiro (a): André Candido (BYNOS), Vicktor Shellton (BLUR), Ramon Costa (ART), Adilson Júnior (JNR), Carolinne Oliveira (OLI), Diego Afonso (MAIS), Jarbas Marinho (LOBÃO), Avelino Borges (ASTRO), Waldermir Viana (CRIA), da multiartista Shirley Thomas (Rio Negrina), da raaper kokama Cida Aripória e do DJ Júnior Xoque.
O evento é aberto para todas as faixas etárias e terá acessibilidade cultural por meio da particpação da interprete de LIBRAS Fabiana Ferreira e do monitor de LIBRAS Thiago Henrique e contará com a produção audiovisual da cineasta Taly Nayá.
O projeto Mural de Grafite Arte Sem Limites “é realizado com o apoio do Governo do Estado/Conselho Estadual de Cultura/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, bem como do Governo Federal” e foi contemplado no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2024 – FOMENTO À EXECUÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE ARTES VISUAIS.


