A jornalista Sandra Monteiro, profissional atuante em Manaus, iniciou uma campanha de arrecadação para a compra de aparelhos auditivos de alta tecnologia. Diagnosticada com otosclerose, doença hereditária que causa perda auditiva progressiva, Sandra convive com a limitação desde a adolescência.
“Em 1991, um amigo percebeu essa dificuldade e conseguiu, por meio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), pelo governo do estado, que eu fosse ao Rio de Janeiro para ser avaliada em uma clínica que era referência em otosclerose. Lá, fui submetida a uma estapedectomia, cirurgia no ouvido direito para substituir o estribo, um ossinho, o menor do corpo humano, por uma prótese. Assim, passei a ouvir melhor”, conta.
Ocorre que como ela não pode voltar para operar o esquerdo, com o tempo a doença progrediu e, atualmente, a perda auditiva chega a 90% no ouvido esquerdo e como o sistema auditivo precisava compensar essa perda, sobrecarregou o ouvido direito, que já registra perda de 45%. Isso exige muito esforço para a realização de atividades cotidianas e profissionais. A jornalista se enquadra na classificação de Pessoa com Deficiência (PcD).
A solução indicada por especialistas é o uso de aparelhos auditivos especiais e os que são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não atendem a essa necessidade. O tratamento, no entanto, exige um investimento elevado: os aparelhos custam algo em torno de R$ 17 mil para pagamento à vista.
Para arrecadar o valor, Sandra lançou uma campanha solidária e conta com o apoio da sociedade. Como forma de contribuição, uma amiga de infância cedeu os direitos autorais de um e-book intitulado “Quem Vê Close, Não Vê o Corre”, que está sendo vendido por R$ 30. A renda será totalmente revertida para a aquisição dos aparelhos.
“Ouvir não é apenas captar sons, é participar da vida. Com esses aparelhos posso ter qualidade de vida, continuar atuando no jornalismo e não me isolar do convívio social”, destaca Sandra.
Quem não quiser comprar o e-book, pode colaborar com outros valores, por meio do PIX: 9299323-6381.
Sandra também disponibiliza exames e laudos médicos que comprovam a necessidade do tratamento, reforçando a transparência da campanha.
Sobre o e-book “Quem Vê Close, Não Vê o Corre”
A vida de todo mundo parece simples quando vista de fora. Mas, no dia a dia, cada pessoa carrega lutas silenciosas, responsabilidades ocultas e desafios que nem sempre são percebidos.
Este e-book reúne histórias que revelam esses bastidores invisíveis, mostrando como força, resiliência e esperança surgem nos momentos mais inesperados.
Mais do que relatos, é um convite à empatia: compreender que, por trás da rotina comum, existe sempre um “corre” que merece ser reconhecido.


