Produção bilíngue convida o mundo a conhecer as riquezas únicas do Amazonas, com foco na retomada da conexão Manaus–Miami
Manaus, a capital do Amazonas, ganha destaque internacional com o lançamento local do documentário Nativa Amazônia, uma produção audiovisual bilíngue que propõe uma jornada sensível e envolvente pelas riquezas naturais, culturais e econômicas da cidade e dos municípios que compõem sua Região Metropolitana.
Idealizado pela jornalista Maria Derzi, o projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e é produzido pela empresa Nativa Webtv, fruto do projeto da revista online Amazônia Nativa. O documentário será distribuído como um aplicativo com o mesmo nome, em versões em português e inglês. O lançamento local acontece nessa nesta sexta-feira (29). em evento transmitido online diretamente do restaurante Da Terra, no centro da Cidade. “No mês de setembro será lançado na cidade de Aventura, em Miami, onde a comunidade brasileira se interessa bastante pelas questões da Amazônia”, disse.
Com duração entre 45 minutos, o documentário tem como objetivo principal atrair o olhar do público internacional — especialmente dos Estados Unidos — para o que o Amazonas tem de mais autêntico e encantador. “Queremos mostrar o que há de bom em nosso estado para atrair o público internacional e valorizar nossa identidade amazônica”, afirma Maria Derzi.
A produção é voltada para homens e mulheres entre 18 e 80 anos.A narrativa parte de Manaus, cidade com mais de dois milhões de habitantes e mais de 350 anos de história, que se consolidou como centro econômico e cultural da região norte do Brasil. O documentário destaca a trajetória da capital desde o ciclo da borracha — quando era conhecida como a “Paris dos Trópicos” — até a instalação da Zona Franca, que hoje abriga um dos maiores polos industriais do país. “Manaus é especial porque une passado e futuro, natureza e tecnologia, tradição e inovação”, diz Derzi.
Com uma linguagem acessível e próxima ao cotidiano manauara, o projeto resume o que há de melhor em Manaus, passando pelo fenômeno do Encontro das Águas, a arquitetura histórica e a força das indústrias. A produção também conta com os depoimentos de historiadores, empreendedores de turismo, personagens da região e turistas brasileiros e estrangeiros, tornando a experiência inclusiva e envolvente.
A partir de Manaus, o roteiro segue pelas BR-174, passando pelo município de Presidente Figueiredo, conhecido por suas cachoeiras e paisagens exuberantes e, pela e AM-070, chegando a Iranduba e Manacapuru, demonstrando que o turismo local tem vertentes para todos os lados do Amazonas. Destaque para os segredos guardados pelos principais mananciais hídricos da região e herança indígena que revela diversidade cultural e ambiental do estado. “ Nossa proposta é mostrar a Amazônia de forma leve, divertida e verdadeira, valorizando o que temos de único: nossa biodiversidade, nossa cultura e nosso povo. Pretendemos dar continuidade em outra produção, para mostrarmos mais sobre as nossas cidades amazônicas. Temos muitas riquezas que não podem ser resumidas, apenas em um único projeto”, reforça Maria Derzi. O documentário busca não apenas divulgar o turismo, mas também fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho entre os próprios amazonenses.
Nativa Amazônia é mais do que uma produção audiovisual — é um manifesto de valorização da identidade amazônica, um convite para que o mundo conheça, respeite e preserve o que há de mais precioso na região. Com imagens impactantes, histórias inspiradoras e uma abordagem sensível, o documentário promete emocionar e despertar o desejo de conhecer de perto “A mãe dos deuses” — Manaus — e tudo o que a Amazônia tem a oferecer.
Nativa Tv – a Webtv da Amazônia
A Nativa Webtv da Amazônia é uma plataforma de comunicação digital divulgada pelo site nativatv.com.br. A “Webtv da Amazônia” tem a missão de dar visibilidade à riqueza cultural, social e ambiental da maior floresta tropical do mundo. Seu conteúdo é voltado para a valorização da vida amazônica, abordando temas que vão da política ao cotidiano, passando por tradições, saberes populares e os desafios enfrentados pela população local.
A programação variada inclui boletins informativos, podcasts como o Nativa Cats( antigo Política Cast) e programas irreverentes como o PodTrêtas Bovina, que misturam humor e a eterna rivalidade entre Caprichoso e Garantido.
A Nativa Tv nasceu a partir da produção local do programa ambiental Ação Verde, produzido pela jornalista Maria Derzi, pela antiga empresa Derzi Produções e veiculado entre os anos de 2000 a 2010 no Canal 21 da Claro Tv ( antiga Tv Horizon), Tv Cultura do Amazonas e Amazon Sat. “ O Ação Verde era e, ainda é, um programa para ensinar temáticas ambientais para crianças e adolescentes. São os nossos Eco Repórteres Mirins, crianças de 6 a 12 anos de idade que aprendiam o conteúdo sobre ecologia e legislação ambiental e apresentavam na TV. Elas eram e ainda são as protagonistas do programa. Tivemos a participação de crianças e adolescentes do Amazonas e de Miami, onde produzimos um programa especial. O engraçado é que, algumas delas acabavam por ensinar os próprios pais que é errado jogar lixo nas ruas, poluir os rios, a terra e prejudicar os animais. Hoje, tenho orgulho em dizer que meus Eco Repórteres Mirins já são adultos e ensinam aos próprios filhos sobre ecologia e meio ambiente”, disse Derzi
Detalhe, em 2026 o programa volta a ser produzido, de forma inédita, pela webtv. “Pais se preparem para aprender mais com os nossos Eco Repórteres Mirins (risos)”,disse a idealizadora do projeto.


