InícioVARIEDADESJustiça condena homens por racismo contra Maju Coutinho

Justiça condena homens por racismo contra Maju Coutinho

Segundo a investigação, os ataques racistas contra a jornalista estavam ocorrendo desde 2014 nas redes sociais

O juiz Eduardo Pereira Santos Júnior, da 5ª Vara Criminal da Capital Paulista, condenou dois homens pelos crimes de racismo e injúria racial contra a jornalista Maju Coutinho.
O Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Sales criaram perfis falsos na internet para ofender a apresentadora de forma sistêmica. Segundo o inquérito, os réus combinavam datas e horários, e, com a ajuda de profissionais de informática, proferiam injúrias através de pseudônimos.

Os outros indiciados, Kaique Batista e Luis Carlos Felix de Araújo, que também haviam sido denunciados pelo Ministério Público como integrantes do grupo, foram absolvidos por falta de provas.

“Utilizando perfis falsos nas redes sociais, os réus acessaram a página da emissora e proferiram injúrias contra a vítima, referindo-se a sua raça e cor”, afirmou o magistrado na decisão.

Erico Monteiro dos Santos foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado e Rogério Wagner Castor Sales a cinco anos em semiaberto, mais multa. Os dois homens também foram condenados por corrupção de menores por terem induzido pelo menos três adolescentes à prática do mesmo crime. Ambos poderão recorrer em liberdade.

Em 2016, após o recebimento de mensagens eletrônicas apontando o crime, o Ministério Público iniciou uma denúncia contra os quatro réus. Segundo a investigação, os ataques contra a jornalista estavam ocorrendo desde 2014 nas redes sociais. O caso gerou grande repercussão pela internet, em 2015, criando os movimentos #SomosTodosMaju e #SomosTodosMajuCoutinho.

Fonte: Justiça condena homens por racismo contra Maju Coutinho

https://flip.it/Q6jJdK

Artigos Relacionados

LEIA MAIS