O Abrigo Moacyr Alves, referência no Estado do Amazonas, no cuidado e acolhimento de crianças e adolescentes com deficiência, iniciou, neste mês, as consultas e exames com a REDE SARAH KUBITSCHEK para a definição de diagnósticos e tratamentos a serem seguidos de acolhidos da instituição.
Nesta semana, o acolhido Manoel Vasconcelos, de 14 anos, foi o primeiro a ser atendido pela REDE SARAH. Ele viajou para a cidade de Fortaleza, acompanhado da fisioterapeuta e cuidador do Abrigo.
No hospital, Manoel passou por vários exames para fechar o seu diagnóstico e, posteriormente, iniciar o seu tratamento.
Para a diretora do Abrigo, Claudete Ciarlini, “esse apoio de consultas e exames proporcionados pela REDE SARAH representa o avanço e a rapidez nos diagnósticos das crianças e adolescentes da instituição, e, consequentemente, em tratamentos personalizados, o que resultará no melhor desenvolvimento e qualidade de vida de cada criança e adolescente com deficiência”, ressaltou.
Sobre a REDE SARAH em Fortaleza
O Centro de Neurorreabilitação SARAH Fortaleza é voltado à neurorreabilitação de adultos e crianças com lesão medular e lesão cerebral, à investigação diagnóstica de doenças neurológicas com repercussão motora e sensitiva, bem como atendimento clínico a adultos com dor na coluna vertebral.

Sobre o Abrigo Moacyr Alves
O Abrigo Moacyr Alves promove o acolhimento institucional (abrigo) temporário e de longa permanência, para crianças e adolescentes com múltiplas deficiências.

A insituição desenvolve atividades em diversas linhas de atuação, atendendo os acolhidos que são encaminhados para a instituição de acolhimento através do Juizado da Infância e da Juventude e Conselhos Tutelares, sendo esse trabalho ampliado aos familiares que precisam das orientações e esclarecimentos quanto à patologia e cuidados dos seus filhos.

O atendimento é especializado e individual de acordo com as necessidades de cada criança/adolescente nas seguintes modalidades: Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Psicopedagogia, Serviço Médico (Neurologia, Psiquiatria, Pediatria e Clínica Geral); Fonoaudiologia, Odontologia e Nutrição (estágios acadêmicos) e atendimentos especializados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além desses serviços, a instituição conta com o acompanhamento da área médica e técnicas de enfermagem durante 24 horas e 04 equipes de profissionais que se revezam no atendimento às crianças/adolescentes. A grande maioria dos acolhidos independente da mobilidade e locomoção frequentam as escolas da rede pública de ensino ou em escolas especiais, de proteção social especial de alta e média complexidade conforme as suas especificidades.