InícioAMAZONASAções de saúde alcançam 88 famílias da comunidade indígena Jaçanã, da...

Ações de saúde alcançam 88 famílias da comunidade indígena Jaçanã, da etnia Mura

As atividades se concentraram na prevenção de doenças por meio de palestras educativas e oferta de serviços de saúde. As ações tiveram o apoio dos membros da comunidade e da secretaria municipal de saúde do município

 

Pelo menos 88 famílias da comunidade indígena Jaçanã foram beneficiadas com uma série de ações em saúde promovida pela Faculdade Afya Itacoatiara, no último sábado, 25/5. Os indígenas, da etnia Mura, residentes a 46 quilômetros da sede do município, participaram de palestras educativas com ofertas de serviços de atenção básica, como aferição de pressão, teste de glicemia capilar e primeiros socorros para crianças. A iniciativa aconteceu graças à estreita colaboração entre a instituição de ensino, os membros da etnia e a Secretaria de Saúde (Semsa) de Itacoatiara, município que fica a 270 km de Manaus.

As atividades fizeram parte de um projeto inserido na disciplina Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE) com o envolvimento dos alunos do 2°, 3° e 4° períodos que atuaram observando e apoiando os atendimentos médicos. As atividades ainda foram complementadas com outras palestras educativas, como saúde da mulher (ginecológica e mamária), hipertensão, diabetes, dengue, amebíase, qualidade de água e saúde bucal.

De acordo com a coordenadora da ação, a professora Ádria Vasconcelos Cortez, a ideia do projeto surgiu na disciplina de PIEPE com os alunos do 2° período. Nesse contexto, os discentes realizam seus projetos de extensão e a temática, “saúde indígena”, foi definida no início do semestre. “E a comunidade Aldeia Jaçanã, da etnia Mura, foi escolhida pela história de lutas e superações dos seus membros, e por tudo o que representam para o município amazonense”, justificou a professora.

 

Fonte: Afya

Foto: Divulgação

 

 



Artigos Relacionados

LEIA MAIS