Foto: Ney Xavier

O deputado Adjuto Afonso (PDT) ressaltou na manhã desta terça-feira, 9, a questão da segurança nos rios da região. O parlamentar fez um aparte ao pronunciamento do deputado Roberto Cidade (PV), presidente da Casa Legislativa, e ambos vão solicitar das autoridades providências para reduzir a prática de assaltos às embarcações que navegam pelos rios do Estado do Amazonas, principalmente o rio Madeira, um dos principais afluentes.

“Todos nós sabemos que as nossas estradas são os nossos rios, desde que foi colocado no Rio Solimões a Base Arpão, é nítido que diminuiu os assaltos, diminuiu a atuação dos piratas. O Madeira, por exemplo, é a principal hidrovia que temos para escoamento de produtos diversos. Ali, precisa que se tenha uma sinalização. É comum assaltos, principalmente nas balsas que transportam petróleo. Esses piratas rendem a população, atracam sem nenhum receio, e assaltam tudo que é possível”, lamentou o deputado.

O deputado Roberto Cidade levantou o tema solicitando, através de Requerimento, a criação de uma delegacia especializada no combate aos piratas de rio. “Já aprovamos a regulamentação do transporte hidroviário na Assembleia e agora temos que focar na questão da segurança”, disse.

O deputado Adjuto Afonso vai subscrever o documento, que será encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). “Vamos fazer esse Requerimento e pedir que o secretário de segurança coloque em todos os municípios dessa hidrovia uma patrulha, não só uma base, tem que ter a patrulha para circular nas áreas de Novo Aripuanã, Borba, Manicoré, e que seja constante para inibir esse crime”, disse Adjuto.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Adjunto Afonso

Foto: Ney Xavier