TCE


A história da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM) se confunde com a história do empreendedorismo do Amazonas

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) realizou Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Organização das Cooperativas no Estado do Amazonas (OCB/AM), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no último dia 24, em propositura de sua autoria. O evento contou com a presença do presidente, Merched Chaar, do secretário de estado de produção rural, Daniel Borges, que representou o governador do Amazonas, e dos principais representantes das cooperativas da região e órgãos governamentais ligadas ao segmento.

A OCB/AM se destaca por seu pioneirismo, e exerce um papel de valor junto às cooperativas do Amazonas. “É um justo reconhecimento pelos resultados e pela capacidade da entidade de unir e sensibilizar as pessoas quanto à força de trabalho em conjunto, com benefícios que se estendem não só a cooperados, mas também às comunidades e sociedade”, declarou o deputado Adjuto Afonso.

A OCB/AM iniciou sua caminhada na década de 70, como Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (Oceam), expandido sua atuação em 2000 com a instalação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas (Sescoop/Am), um importante braço de capacitação profissional, monitoramento, gestão e desenvolvimento sustentável do trabalho de gestão e execução de cooperativas, para todas as atividades e segmentos.

Isso faz do cooperativismo um forte instrumento de geração de emprego e renda, reduzindo o custo e otimizando a produção. “Ele é muito mais do que um modelo de negócios, une desenvolvimento econômico, bem estar social e nos permite participar com vantagens do mercado. Atualmente, o sistema OCB/AM tem o desafio de investir em tecnologias para o seu avanço. Agradeço aos parlamentares, como o deputado Adjuto Afonso, que sempre trabalharam pelo cooperativismo”, finalizou Mercheed Chaar, presidente da entidade.

O deputado Adjuto Afonso dividiu os protocolos de homenagem à mesa com o deputado Sinésio Campos (PT), também um grande incentivador da OCB/AM.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Adjuto Afonso

Foto: Divulgação