O deputado Adjuto Afonso (PDT), propôs nesta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a realização de uma Audiência Pública para debater a suspensão de voos em municípios. O parlamentar ressaltou que recebeu a informação do prefeito de Lábrea (a 701 km), Gean Barros (MDB), relatando que a empresa Passaredo Linhas Aéreas cancelou os voos sem qualquer aviso prévio ou informação aos gestores, deixando a população de Lábrea e municípios adjacentes desassistidos do serviço.

“É necessário entender o motivo dessa empresa ter deixado a população sem alternativa de voo. Imagina que para você ir para Lábrea tem que fretar um avião ou ir para Porto Velho (RO), para chegar ao município. Esse voo não serve apenas para Lábrea, mas também para outros municípios daquela localidade. Nós sabemos que essa empresa recebe ICMS reduzido justamente para prestar esse serviço. Não vamos admitir que essa empresa que comprou outra empresa que fazia seu serviço regular, não atenda mais os municípios sem qualquer justificativa ou respeito”, disparou Afonso.

Nesta terça-feira, ainda, a imprensa local divulgou que os voos da Passaredo também foram cancelados para o município de Carauari (a 787 km), deixando 120 pessoas sem deslocamento e no aguardo de informações sobre um novo voo.

Em agosto de 2019, a MAP Linhas Aéreas foi vendida para a Passaredo, que afirmou que as rotas seriam mantidas, assim como todos os postos de trabalho nas bases operacionais e na sede da empresa em Manaus. A empresa é a principal companhia aérea regional da Amazônia, mas constantemente não vem cumprindo com suas obrigações, e o cancelamento dos voos causa transtornos e prejuízos à população.

O deputado Adjuto pediu reforço de seus pares no plenário e solicitou, através de Requerimento, uma audiência pública, com a presença dos novos representantes da MAP Linhas Aéreas agora Passaredo, para explicar sobre o cancelamento dos voos nos municípios que atende o estado. Os deputados Felipe Souza (Patriota) e João Luiz (Republicanos) sinalizaram interesse em subscrever o documento apoiando a ação.

O município de Lábrea tem uma população de 48 mil habitantes, de modo que o transporte aéreo é primordial, pois também desempenha importante papel na economia da região. O Produto Interno Bruto (PIB) de Lábrea é um dos maiores do Amazonas. A agropecuária é quem mais contribui para a economia local e coloca o município como o 36º maior PIB da agropecuária no Brasil e tem apenas a Voepass (Passaredo/MAP) operando voos no município.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Adjunto Afonso

Foto: Ney Xavier