InícioAMAZONASAleam aprova projeto de Mayra Dias que amplia ações contra bullying nas...

Aleam aprova projeto de Mayra Dias que amplia ações contra bullying nas escolas do Amazonas

Proposta prevê treinamentos com foco na identificação, prevenção e enfrentamento de casos de bullying, incluindo aspectos psicológicos, sociais e legais

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (24/06), o Projeto de Lei nº 480/2024, de autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante). A proposta atualiza a Lei nº 4.883/2019, que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado.

A principal mudança trazida pelo projeto é a criação de módulos de capacitação obrigatórios para educadores e colaboradores das instituições de ensino. Os treinamentos terão foco na identificação, prevenção e enfrentamento de casos de bullying, incluindo aspectos psicológicos, sociais e legais.

Outro ponto importante é a obrigatoriedade de atendimento psicoeducacional tanto às vítimas quanto aos autores das agressões. A finalidade é promover acolhimento, orientação e reintegração, por meio de profissionais qualificados, como psicólogos e orientadores educacionais.

O projeto também inova ao incluir ações voltadas para a inclusão digital consciente e segura, com foco na prevenção do cyberbullying. As atividades devem incentivar o uso ético das tecnologias por estudantes, professores e famílias.

Segundo a deputada Mayra Dias, a atualização da lei representa um avanço na proteção de crianças e adolescentes dentro das instituições de ensino. “Precisamos transformar nossas escolas em espaços verdadeiramente seguros, onde todos se sintam respeitados e acolhidos. Essa é uma pauta que toca o coração de toda a sociedade”, destacou.

Com a aprovação no plenário da Aleam, o Projeto de Lei segue agora para a sanção do Poder Executivo Estadual.

Fonte: Ascom Mayra Dias

Foto: Tadeu Rocha

Artigos Relacionados

LEIA MAIS