TCE

Em concorrida sessão especial realizada nesta quinta-feira (29/02), no plenário Ruy Araújo, a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) agraciou o músico e compositor Roberto Sá Gomes, popularmente conhecido como “Beto Blue Birds”, com o título de Cidadão do Amazonas. O título foi entregue pelo deputado Dr. George Lins (União Brasil) contemplando Projeto de Lei de autoria do ex-deputado Belarmino Lins, aprovado pela Casa Legislativa em 2022.

“Não temos a menor dúvida de que a distinção é bastante oportuna por fazer justiça a um artista de grande talento que praticamente construiu sua vida profissional no Amazonas, fazendo da difusão cultural, sobretudo da música, o seu maior e mais belo ofício”, disse Dr. George em discurso, destacando o homenageado. “Funcionário do Poder Legislativo Estadual, Beto Blue Birds é um dos gigantes da música popular produzida no Norte da Amazônia, razão por que, merecidamente, ocupa uma cadeira na Academia Amazonense de Música”, expressou o parlamentar.

Também em discurso, o ex-deputado Belarmino Lins distinguiu o homenageado: “Um dos grandes nomes da cultura popular do Estado do Amazonas é, sem dúvida, o senhor Roberto Sá Gomes, nosso querido Beto Blue Birds, doutor da Cultura, um nome célebre da conhecida banda de música Blue Birds, que desde a década de 60 encanta e maravilha os aficionados da música popular amazônica”.

*Gratidão a Amazonino Mendes*

Agora cidadão do Amazonas, Roberto Sá Gomes agradeceu a distinção destacando nomes de empresários e autoridades considerados importantes no processo de criação da Banda Blue Birds e na trajetória de sucesso do grupo musical ao longo de mais de três décadas.

Beto citou o ex-governador Amazonino Mendes, que sempre apoiou a banda nos períodos em que administrou o Amazonas, e que financiou o lançamento de um CD que documenta a trajetória musical da banda. A manifestação de gratidão do homenageado também destacou o ex-secretário estadual de Cultura, Robério Braga, assim como a família do ex-deputado e ex-presidente da Aleam, Josué Neto, a família Calderaro e os empresários Phelippe Daou e Lúcio Hernani Cavalcanti, este idealizador e fundador da Banda Blue Birds em 17 de junho de 1967.

*Patrimônio Imaterial*

Natural da cidade de Belterra, Estado do Pará, onde nasceu em 18 de Fevereiro de 1947, Roberto Sá Gomes, servidor do Poder Legislativo Estadual, é membro da Academia Amazonense de Música e o principal responsável pelas atividades da Banda Blue Birds em Manaus desde os idos de 1969. A Banda se tornou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas por meio da Lei Nº 4.555 de 23 de fevereiro de 2018.

A Banda Blue Birds apresentou-se em vários eventos em todo o Amazonas e nos demais estados da Região Norte do país. Um CD histórico, gravado em 1998, registra a trajetória da Banda no cenário musical da região.

“Beto Blue Birds” é filho de Antônio Gomes dos Santos e Francisca Sá Ferreira, responsáveis por uma família de sete filhos: Raimundo, Rui, Rosina, Roberto, Rivaldo, Rosineide e Rosa. Beto é casado com Regina Spener, com quem constituiu família onde se destacam as filhas Roberta, Renata, Ramona, os netos Marina e Felipe e os genros Chyrstian e Marcelo.

“Beto Blue Birds” é servidor da Aleam desde 2003, quando passou a integrar a Gerência Cultural da Casa a convite do então presidente Lino Chíxaro. Na Casa Legislativa, “Beto” dedica-se à cultura e às artes por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, onde é o Coordenador de Cultura, função que exerce desde 2005 sob a gestão do ex-presidente do Poder Belarmino Lins de Albuquerque.

Dentre outras autoridades, prestigiaram a sessão de entrega do Título de Cidadão Amazonense a “Beto Blue Birds” o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa do Estado (SEC), Luiz Carlos de Matos Bonates, representando o governador Wilson Lima; o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Neilo Batista, representando o prefeito David Almeida; o presidente da Academia Amazonense de Música,
Josenor Rocha, e o diretor da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, Jander de Lima Lasmar.

*Fotos*: Leandro Castro