Foto: Fabio Romão

Em Cessão de Tempo cedida pela deputada Joana Darc (PL), nesta quinta-feira (2/12), na Assembleia Legislativa do Amazonas( Aleam), o professor Doutor e Mestre em educação, Geógrafo e Sociólogo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Dalmir Pacheco, lançou o livro intitulado “Relicário”. A obra traz crônicas e textos sobre a vivência como PcD, uma manifestação de amor e gratidão à vida, mas também de preconceitos e discriminação na sociedade.

De acordo com Joana Darc, a Casa Legislativa é ideal para o lançamento do Livro, pois o local tem um papel fundamental na discussão de políticas públicas inclusivas.

“Como todos sabem, eu já trabalha a causa da Pessoa com Deficiência (PcD) aqui na Aleam e após minha experiência pessoal com o nascimento do meu filho Joaquim, que é pessoa com deficiência, eu abracei ainda mais e estarei sempre de braços abertos para lutar por melhorias por essa parcela da população, que merece respeito, amor e inclusão”, pontuou.

O autor da obra falou sobre as ironias e crônicas que narram parte da vida dela , em uma sociedade preconceituosa.

“A obra traz registros, em alguns momentos, de uma ironia fina diante das adversidades advindas das manifestações de preconceito e discriminação durante minha vida toda, principalmente escolar, pontuou.

Professor Dalmir destacou ainda os três principais motivos para escrever a obra. “O primeiro, dar voz para aqueles que nunca foram ouvidos; o segundo motivo é arrecadar recursos para continuar desenvolvendo ações de inclusões aos PcDs e o terceiro e mais importante, gratidão e amor, aqueles que estão convosco sempre, ao nosso lado todos os dias”, pontuou.

O evento

A data de lançamento do livro foi escolhida por ser o dia que antecede o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e a convite da Deputada Estadual Joana Darc foi realizada durante o grande expediente. Em seguida, foi realizando um momento de autógrafos no hall de entrada da Aleam.

Sobre o autor

O professor Dalmir Pacheco, é Doutor e Mestre em educação, Geógrafo Sociólogo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui experiência na área de Ciência Política, Educação, Trabalho e Tecnologia. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Criador e Coordenador do Projeto Curupira – Promoção da Acessibilidade no IFAM; Coordenador do Programa Arumã/IFAM – Formação de professores em Educação Especial; Coordenador do APOEMA/IFAM – Núcleo de Tecnologia Assistiva. Especialista em Educação Especial. Escritor e Palestrante.

Damir tem 61 anos, é pai e avô, natural do município de Novo Airão, com mais de 30 anos atuando e contribuindo para educação do estado. Foi coordenador de projetos voltados à Educação Inclusiva e Tecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), local em que exerce ainda a função de educador. Além disso, coordena há quase 40 anos, um projeto social voltado a crianças e adolescentes do bairro de Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Dep. Joana D’arc

Foto: Fabio Romão