TCE

O Amazonas apresentou tendência de queda nos casos de dengue. A informação é do Ministério da Saúde, que sinaliza um cenário mais positivo no enfrentamento da dengue no Brasil.

Até o momento, o país possui 4,7 milhões de casos prováveis da doença e os óbitos totalizam 2,5 mil. Os dados são referentes à Semana Epidemiológica 19.

“É uma mudança significativa de tendência da incidência da doença. Seguindo o padrão do avanço da dengue, a previsão é que os dois únicos estados que ainda estão em estabilidade já entrem em queda nas próximas semanas”, explicou, em entrevista coletiva, a secretária de Vigilância em Saúde em Ambiente, Ethel Maciel.

A secretária celebrou o freio no avanço da doença e anunciou que mais esforços estão sendo empregados para o controle das arboviroses no país. O Ministério da Saúde vai promover uma oficina de trabalho com os maiores especialistas em arboviroses do país.

Com o cenário de estabilidade em todo o país, a pasta passa a fazer as atualizações de arboviroses por meio de informes semanais. O Painel de Arboviroses segue sendo atualizado diariamente. O ministério segue monitorando os dados constantemente e fará entrevistas coletivas presenciais quando necessário.