Manaus – O Amazonas voltou à fase laranja, com risco moderado de transmissibilidade de Covid-19, informou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), na última segunda-feira (11). O estado vem registrando um aumento na média de novos casos nos últimos dias.

Conforme os dados, ontem foram 306 novos casos de Covid-19, além duas mortes na capital e duas no interior. A volta à fase laranja aconteceu dez dias depois do Amazonas ter entrado na fase amarela, no dia 1º de julho.

De 22 de junho a 5 de julho, a ocupação variou de 5 para 12 leitos de UTI e de 10 para 57 leitos clínicos. No mesmo período de 14 dias analisados, houve 2 óbitos, em Manaus, ocorridos em 26 de junho e 4 de julho, informou a FVS.

A capital amazonense é o quinto município com maior incidência do estado, com 1.120 casos por 100 mil habitantes.

A FVS-RCP ressalta a importância das Secretarias Municipais de Saúde intensificarem os esforços para vacinação contra Covid-19 da população e, também, ampliação da oferta de exames diagnósticos nas unidades de saúde. A FVS-RCP segue monitorando diariamente os indicadores da Covid-19 e, a qualquer sinal de recrudescimento da doença, serão emitidos alertas.