TCE


David é amazonense e está em busca do título fora do país
Chegar a uma disputa por medalha nos jogos Pan-Americano é o sonho de todo atleta de alto rendimento. E, pela segunda vez, a chance bate à porta do amazonense David Washington dos Santos Moreira, de 22 anos, atleta da modalidade Wrestling (luta olímpica) até 65kg. O jovem busca patrocínio para o evento, que acontecerá no Canadá, em fevereiro de 2020.
A trajetória campeã
David começou a carreira no esporte em 2013 e já possui um vasto currículo com vitórias na modalidade. Foi sete vezes campeão brasileiro e vice-campeão Pan-Americano. O atleta foi campeão no último fim de semana do Campeonato Brasileiro, em Natal, no Rio Grande do Norte, e garantiu a vaga do Pré-Olímpico.
Com quatro lutas duras, o esportista conseguiu subir no topo do pódio e trazer a medalha para o Amazonas. “Meu objetivo foi acrescentar mais uma modalidade no meu currículo e, desde então, não parei. Hoje o meu objetivo são as Olimpíadas, e creio que também é o sonho de todo atleta de alto rendimento”, disse o competidor.

David busca os pódios internacionais para alavancar o esporte no Amazonas
Para garantir a vaga no Canadá, David precisa lutar contra o campeão cearense Marcos Wesley no dia 11 de janeiro. Caso o cearense não compareça para a luta, a vaga da disputa no Canadá fica com o amazonense. 
Treino e dedicação
David mora atualmente na Vila Olímpica, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste. A preparação dele é dividida em dois tipos, conforme explica o preparador físico Bruno Lacerda. “Três vezes na semana, atualmente fazendo preparação física e específica para a luta e crossfit. Também faz a parte técnica de luta olímpica e assim continuamos a treinar”, explicou Bruno.
O atleta busca o segundo título no Pan- Americano

Lacerda destacou a performance de David no treino, fator importante para o rendimento nas competições. “Ele é disciplinado, dedicado, tem um sonho e vai em busca. Ele é o melhor porque sabe o que quer”, disse orgulhoso. 
Para a luta contra o cearense em janeiro, a equipe de treino intensificou mais a preparação física, pois a parte técnica do atleta está ajustada para a luta. “Estou em constante evolução, dia após dia”, enfatizou o atleta. 

O Amazonas foi destaque no ranking nacional com David Moreira nos anos de 2017 e 2018, somando 190,31 pontos. O atleta enfatizou que o Estado conta com atletas renomados para as competições. Ressaltou também que o esporte no Amazonas só tem a crescer com os investimentos.

“A nossa luta olímpica amazonense é referência no Brasil. É uma potência onde existem vários atletas competentes nas modalidades, todos são premiados em competições nacionais e internacionais. Tem medalhas de Pan-Americano, tem atleta classificado para a seleção brasileira e isso só mostra o quanto a nossa região está bem à frente dos outros no esporte”, disse orgulhoso das conquistas.
Inspiração
Todo atleta tem sempre um ídolo que o inspira a carreira. O lutador de estilo livre, o cubano que foi naturalizado italiano, Frank Chamizo, é a inspiração do amazonense. Chamizo competiu na Olimpíada Rio 2016 e conquistou a medalha de bronze, na mesma categoria de David, até 65 kg. Em 2016 foi campeão europeu. 

A inspiração do atleta amazonense vem da Itália
O futuro no esporte
Como um grande sonhador que é, David vai em busca de novos horizontes com o esporte e trabalhando para mudar de vida. O sonho das Olimpíadas segue com um passo de cada vez, como uma escada rumo aos pódios internacionais.
“Depois da competição no Canadá pretendo continuar a sequência de treino na Europa e me preparar para disputar as outras etapas do Pré-Olímpico. Continuo treinando e sonhando com o pódio lá fora e trazer para o Amazonas os melhores resultados”,  enfatizou o atleta amazonense. 
O presidente da Federação Amazonense de Luta Esportiva e Luta Olímpica (Falle), Waldeci Silva, destaca as dificuldades dos atletas no Estado, entre elas a infraestrutura para treinos. O ex-atleta falou também do trabalho incansável feito pelos esportistas em busca de novos resultados.
“A nossa maior necessidade é de infraestrutura. A partir do momento que temos um bom lugar para treino dos atletas, há um alto rendimento dos atletas. Recebemos ajuda do Governo do Estado com passagens. A luta é o esporte do Amazonas que mais traz medalhas para o Estado. Espero que melhore em 2020 e que eles recebam essa infraestrutura tão merecida”, destacou Waldeci.
Quem tiver interessado em apoiar o atleta pode entrar em contato por meio do número
(92) 8117-4321.

Texto: Bruna Oliveira/ Foto: Divulgação